7º Festival do Camarão de Porto Belo vai servir risoto gigante aos visitantes
Evento acontece de 13 a 16 de outubro nos fundos da Praça da Bandeira
O 7º Festival do Camarão de Porto Belo, Santa Catarina, acontece de 13 a 16 de outubro nos fundos da Praça da Bandeira, e vai servir um risoto gigante de frutos do mar aos visitantes. Agendado para ser distribuído no último dia do evento – domingo (16), a partir das 12h, o prato servirá três mil pessoas de forma gratuita.
Serão 500 quilos de camarão, 200 quilos de lula, 200 quilos de marisco, 250 quilos de arroz, mais de 300 quilos de temperos e acompanhamentos, 10 litros de óleo, entre muitos outros ingredientes.
A iguaria será cozida em um panelão de três metros de diâmetro, em uma área especial da festa. E todos os visitantes podem conferir de perto a produção. Para garantir que o gigante prato fique pronto no horário agendado e com um sabor único, os preparativos iniciam ainda na madrugada com a limpeza dos frutos do mar, a seleção do arroz, o corte de todos os temperos e a organização dos produtos para assegurar agilidade quando o fogo for acesso. Ao todo, são mais de 10 horas de produção entre os preparativos até a conclusão da cocção no panelão.
Estão envolvidas no processo 40 pessoas do Rancho Turucutuco, responsável pela produção. O grupo é formado por pescadores e famílias nativas da região, que vivenciam a rotina da pesca artesanal e as tradições da cidade.
Atrações da festa
Integrante da rota das Festas de Outubro de Santa Catarina, a 7ª edição do Festival do Camarão será realizada entre quinta-feira (13/10) e o domingo (16/10) e terá diversas atrações além do risoto gigante. O evento típico e que marca o aniversário de 190 anos da cidade terá artesanato, gastronomia, apresentações artísticas e shows nacionais com Turma do Pagode na quinta-feira (13/10), Maneva na sexta-feira (14/10), João Neto e Frederico no sábado (15/10), Moacyr Franco no domingo (16/10), às 16h, e fecham a programação do evento o Grupo Bailaço e Musical San Francisco, com show agendado para às 20h de domingo (16/10). A entrada é gratuita.