Casa da OSPA recebe Armonial Ensemble para recital no domingo (16)

O grupo Armonial Ensemble estará na próxima edição da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), no domingo (16), às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA.

O recital contempla peças de Johann Sebastian Bach, Alessandro Marcello, Antônio Madureira e Astor Piazzolla. A apresentação, gratuita, é encerrada com a estreia de uma suíte repleta de brasilidades do compositor e violinista Arthur Barbosa.

Surgido em 2019, o Armonial Ensemble reúne oito integrantes que se juntam em diferentes formações para interpretar estilos de música separados por até quatro séculos. O grupo, coordenado por Érico Marques (oboé) e Arthur Barbosa (violino), é formado também por Giovani dos Santos (violino), Paulo Barcelos (violino), Cleverson Cremer (viola), Tácio César Vieira (violoncelo), Eric Hilgenstieler (contrabaixo) e Fernando Rauber (cravo).

No repertório dos músicos, o barroco é representado por todos os compositores do período, e, nesta apresentação, pelo ”Concerto para Oboé e Cordas em Ré Menor” de Marcello Allessandro e o ”Concerto para Violino e Cordas em Lá Menor BWV 1041”, de Johann Sebastian Bach.

Já a música da América Latina transita pela Argentina e pelo Brasil. O tango de Astor Piazzolla se destaca com ”Ave Maria” e ”Maria de Buenos Aires”. A fusão de estilos também é marca do grupo, que apresenta ”Revoada” de Antônio Madureira — imerso no Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna — com uma introdução de Bach. Essa peça é arranjada pelo coordenador do grupo Arthur Barbosa, que também estreia a ”Suíte Brasil” ao fim do recital.

Recital da Série Música de Câmara

Sair da versão mobile