Esteio promove oficina do Outubro Rosa nesta quinta-feira (27)
Em Esteio, a Coordenadoria da Mulher da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama-RS) realizam, nesta quinta-feira (27), a partir das 14h, oficina do Outubro Rosa na Rua Garibaldi (Rua Coberta).
Duas voluntárias do instituto estarão no local para falar sobre os cuidados necessários para prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero, duas doenças com alto índice de casos entre as mulheres, bem como para tirar dúvidas dos participantes. A atividade, gratuita, é aberta ao público em geral, não sendo necessário fazer inscrição prévia.
O Imama também distribuirá materiais de divulgação e comercializará produtos para arrecadar fundos para a causa. Fundada em 29 de julho de 1993, a instituição tem sede em Porto Alegre e é uma organização sem fins lucrativos que busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama.
Para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.
Outuvembro Azul e Rosa
Em Esteio, as ações do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e do Novembro Azul, dedicado à prevenção do câncer de próstata, são organizadas em conjunto, no que se convencionou chamar de Outuvembro Azul e Rosa. Desde o início deste mês, e até o final do próximo, as unidades da Secretaria Municipal de Saúde promovem palestras, rodas de conversa e serviços como coleta de materiais para exames citopatológico, solicitação de mamografia, testes rápidos de DSTs e vacinação.
O Outubro Rosa é realizado anualmente para chamar a atenção aos cuidados necessários para prevenção ao câncer de mama, mas acabou sendo ampliado para a saúde da mulher em geral. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o segundo tipo de câncer mais comum do Brasil, depois do câncer de pele, e o que causa mais mortes por câncer em mulheres no país. Em 2022, a estimativa da instituição aponta para 66.280 novos casos da doença. O câncer de mama, quando detectado no começo, oferece mais de 90% de chance de cura.
Já o Novembro Azul tem, em sua origem, o combate ao câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens, causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Mas, assim como as ações de outubro, a ideia é alertar aos homens sobre a necessidade de cuidar da sua saúde de modo geral.
Oficina do Outubro Rosa
Quinta-feira (27)
Local: Rua Garibaldi (Rua Coberta)
Horário: a partir das 14h
Atividade: oficina de prevenção ao câncer de mama