Cabelaço arrecada mechas de cabelos no Outubro Rosa leopoldense
Cabelos serão destinados ao Instituto da Mama-IMAMA
São Leopoldo realizou o Cabelaço do Outubro Rosa 2022 nesta quarta-feira (26). A ação arrecada mechas de cabelos para confecção de perucas para pacientes que batalham contra o câncer de mama. Os cortes foram feitos gratuitamente com parceria da Diva Afro Hair na Secretaria de Políticas para Mulheres, no 2ª andar do Centro Administrativo.
Renato Cristóvão Matia, 38, perdeu as contas de quantas vezes doou os cabelos ao longo de 20 anos. “Meu cabelo cresce muito então conforme ia crescendo, eu ia doando”, lembra o morador do Rio dos Sinos. Desta vez o corte foi mais radical, resultando em mechas de 50 cm de comprimento. “Eu estava enjoado já do cabelo grande, como ia cortar mesmo, aproveitei para doar ao cabelaço”, disse. “Eu gosto de vir nestas ocasiões porque sabem cortar do jeito certinho para doar”, disse a leopoldense Cláudia Hoffmann, que participa pela segunda vez ao Cabelaço e ainda trouxe consigo mechas doadas por amigas.
De acordo com a secretária Inajara Pfeil Vargas, as mechas são arrecadadas durante o ano todo. São aceitos cabelos natural ou tingido, liso ou crespo, desde que a mecha tenha no mínimo 15 cm de comprimento e o cabelo esteja limpo e seco para evitar a proliferação de bactérias.
Além dos cabelos
Quem não quer cortar os cabelos também pode participar doando lenços, chapéus, toucas e tampinhas plásticas. Os cabelos serão destinados ao Instituto da Mama-IMAMA, que utiliza em torno de 10 mechas para confeccionar uma peruca. Outros itens como lenços, chapéus e toucas serão doados ao Força Rosa e as tampinhas destinadas à Liga Feminina de Combate ao Câncer.