Caxias do Sul firma parceria com o governo britânico para ensino de língua inglesa
Projeto piloto começará a ser desenvolvido nos primeiros anos do Ensino Fundamental de cinco escolas de Caxias do Sul
Caxias do Sul /RS – Esta quinta-feira (27) será o dia em que um dignitário do Reino Unido desembarcará em uma das colinas do Bairro Santo Antônio, a poucos metros do campo de futebol do clube Canarinho, para cruzar os portões da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Engenheiro Dario Granja Sant’anna.
A instituição de ensino é uma das cinco de Caxias do Sul onde começará a ser implantado um projeto-piloto de aprendizado de língua inglesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O governo britânico disponibilizará uma plataforma digital de apoio pedagógico sem custo adicional para o Município.
O acordo será oficializado na escola da Rua Severo Zardo, com as presenças do prefeito Adiló Didomenico, da secretária Municipal de Educação, Sandra Negrini, e do cônsul honorário da Embaixada Britânica no Brasil, Michael Delaney.
As outras escolas abrangidas nesta etapa de implementação dos novos recursos serão as EMEFs Guerino Zugno, Manoel Pereira dos Santos, Nova Esperança e Padre João Schiavo.
O Programa UK-Brazil Skills for Prosperity prevê acesso online a guias e referenciais para Ensino Fundamental alinhados ao Quadro Comum Europeu e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de níveis de proficiência para estudantes e professores, parâmetros para currículo, material didático, formação de professores e avaliação; materiais educacionais nacionais para professores e estudantes do Ensino Fundamental e o Curso LIFT (Language Improvement for Teachers) online e auto instrucional para professores.
“É um programa global do Governo Britânico que apoia sistemas de educação em nove países com economias de rápido crescimento, dando suporte a grupos jovens e em maior desvantagem com educação de alta qualidade e habilidades necessárias para o mercado de trabalho. Há ainda um olhar especial para meninas e mulheres como parte da estratégia global com foco em gênero e inclusão social”, revela a diretora pedagógica da SMED, Paula Martinazzo.
Os objetivos da proposta contemplam acesso de qualidade ao ensino de língua inglesa, melhoria do sistema de ensino público, diminuição de desigualdades e aumento no acesso a oportunidades de emprego.
“Sabemos que falar inglês, hoje, é um marcador social que intensifica as desigualdades sociais no país. Neste sentido, a plataforma desenvolvida pelo Reino Unido e que estamos trazendo agora para a rede municipal de ensino busca transformar essa realidade, ou seja, reduzir desigualdades”, complementa Paula.