CASANEWSSanta Catarina

CASACOR/SC encerra neste domingo, (30) em Florianópolis

Vejo cores em você: o colorido “Infinito Particular” dos profissionais na CASACOR Santa Catarina

Arquiteta Natália Xavier ousou na cor e efeito no Loft Devaneios de um jovem advogado  – Foto por: Lio Simas

Ambientes que saem do lugar-comum e apresentam variados tons, dos mais sóbrios aos vibrantes, ganham vida no evento deste ano

Publicidade

A cor marcou forte presença na 27ª CASACOR Santa Catarina – a 10ª edição sob a gestão dos franqueados Francis Bernardo e Luiz Bernardo -, começando pelo próprio prédio onde acontece a mostra. O centenário edifício da Escola Silveira de Souza, no centro de Florianópolis, tombado provisoriamente pelo Patrimônio Histórico, preserva parte da memória arquitetônica brasileira e teve as paredes externas pintadas em um vibrante tom “Laranja Pequim”, da Tintas Coral.

Hall + Varanda Burburinho da designer de interiores Marisa Lebarbenchon – Foto por: Lio Simas

Para manter a exuberância de edificação, sem ofuscar o laranja, a designer de interiores Marisa Lebarbenchon optou por pequenos pontos de cor em seu Hall + Varanda Burburinho. Os impactantes roxo “Tapeçaria Renascentista” e “Verde Coragem”, também da Tintas Coral, recobrem parte das paredes da área externa, sem perder a harmonia. Os tons imprimem movimento, energia e descontração que, juntos a uma mistura inspiradora de obras de arte de artistas locais, tornou o espaço um dos locais mais Instagramáveis da mostra.

Publicidade

Cores em evidência

Do lado de dentro, um dos ambientes em que o colorido mais se sobressai é o loft Devaneios de um jovem advogado, da arquiteta Natália Xavier. Para montar o espaço, inspirado em um refúgio relaxante e aconchegante para um jovem advogado, ela apostou no marcante tom “Vinho de Mesa”, da Tintas Coral, que foi usado com uma textura envelhecida repleta de profundidade e expressão. Os tons amadeirados dos móveis e objetos completam o conjunto e aquecem o ambiente. A cor de vinho forte e ousado traz a elegância desejada, mas ao mesmo tempo quebra a sisudez associada à profissão do idealizado morador.

Outro ambiente em que a cor é um dos pontos altos é a Casa Vou de Rosa, de Juliana Loffi, um espaço-conceito alegre e cheio de tons vibrantes, montado em uma casa modular. O cor de rosa “Toque de Framboesa”, da Tintas Coral – com toques do tom “Bronze Tibetano” com efeito texturizado em algumas paredes – é o protagonista do espaço, que foi idealizado com base na própria experiência de vida da arquiteta, que teve câncer. A campanha do Outubro Rosa, de conscientização sobre a doença, foi uma das inspirações, e ganhou ainda uma pintura de flores na área externa, simbolizando o renascimento, feita na virada do mês pela artista Lais Odeli.

A pintura botânica que marcou a virada do mês Outubro Rosa com a campanha de prevenção do câncer de mama, na Casa Vou de Rosa da arquiteta Juliana Loffi

Marcante, o Bar Enjoy The Ride, projetado pelo arquiteto estreante da mostra Tiago Bortolança, traz tons fortes e impactantes para o espaço que simula um ambiente de casa noturna, projetado em homenagem ao retorno dos encontros coletivos no pós-pandemia. O tom de azul arroxeado “Colar de Safira” domina a maior parte do ambiente, enquanto a sugestiva cor vermelha “Encontro Marcado”, ambas da Tintas Coral, aparece em alguns pontos, dando o tom de ousadia e sensualidade típica dos espaços boêmios.

Chez Odara de Marcelo Salum – Foto por: Denilson Machado

No living Chez Odara, do arquiteto Marcelo Salum, o tom “Pomar Verde”, da Tintas Coral, ajuda a compor o tema do espaço alegre e descontraído que celebra a música popular brasileira (MPB). A decoração com identidade brasileira, inspirada na canção Odara, de Caetano Veloso, tem ainda um papel de parede verde escuro com tema de floresta, que traz profundidade junto ao suave e elegante tom das paredes.

Delicadas e texturizadas

No lado oposto, indo para os tons mais suaves – mas não menos impactantes – tem-se a Sala de Banho Paradiso Deca, os profissionais Cristiana e Giovani Delpizzo, do escritório Delpizzo Arquitetura. Para dar uma sensação calma e aconchegante ao local, eles apostaram na cor “Cetim Oriental”, da Tintas Coral, aliada ao efeito velvet, que tem micropérolas na composição e cria nuances de cor e textura que lembram um tecido de veludo. Clara e luminosa, a composição ajudou a refletir a luz natural externa, trazendo frescor e amplitude ao ambiente inspirado na casa à beira mar do protagonista do longa “Grandes Esperanças”, de 1985, com seus cômodos generosos e arquitetura romântica.

Aromatmosfera do escritório Porto Maestri – Foto por: Lio Simas

A textura, que é um lançamento da Tintas Coral, também aparece em destaque no ambiente Aromatmosfera, das arquitetas Carol Porto e Isadora Maestri, que comandam o escritório Porto Maestri. O local abriga a loja Mels Brushes, especialista em fragrâncias, e pedia um espaço funcional, mas ao mesmo tempo sensorial e relaxante. Um convite à desconexão, o ambiente traz os beges “Cidade Antiga” e “Antílope”, e o delicado tom “Rosa Camafeu” no efeito velvet nas paredes e teto arredondados, imprimindo um ar etéreo como as fragrâncias em todo o espaço.

SERVIÇO:

CASACOR SC 2022

  • Quando: De 18 de setembro até 30 de outubro de 2022
  • Onde: Escola Básica Silveira de Souza. R. Alves de Brito, 334 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-440
  • Bilheteria online: https://casacorsantacatarina.byinti.com

Via
Luciana de Moraes
Fonte
A CASAA
Botão Voltar ao topo