Panambi fomenta a inovação ao aderir ao Instituto Agregar
O Instituto Agregar agora é realidade em Panambi. O projeto visa fomentar a inovação no município e na região, dando às empresas, startups, e pesquisadores acadêmicos, espaço para aproximarem-se e continuarem operando e pensando soluções tecnológicas voltadas à indústria e ao agronegócio.
Após diversas reuniões, visitas técnicas a outros Institutos, parques tecnológicos e ao Governo do Estado, no dia 19 de outubro, foi realizada a assembleia extraordinária de fundação, entre as empresas, prefeitura e entidades fundadoras do Instituto Agregar Panambi.
A Assembleia teve como objetivo o ato de assinatura do Estatuto Social e Ata de Fundação, as quais passam agora para constituição jurídica. O ato reuniu os 8 fundadores, pessoas jurídicas, sendo Associação Comercial e Industrial de Panambi – ACI Panambi, Saur Equipamentos S.A, Bruning Tecnometal Ltda., Fockink Indústrias Elétricas Ltda., Cotripal Agropecuária Cooperativa, Tromink Industrial Ltda., Kepler Weber Industrial S/A e Município de Panambi.
A ideia é agregar empresas, estudantes, escolas, universidades, setor público e agentes de inovação, afim de gerar desenvolvimento através de novas tecnologias, gerando conexões e crescimento do noroeste do Rio Grande do Sul.
Cidades inteligentes, conectadas, que visam melhorar a vida das pessoas, criando oportunidades e soluções através da tecnologia, inovação e sustentabilidade. Cidades que atualmente se destacam no mundo são aquelas que criam e permitem um desenvolvimento consistente e constante da população.
Seguindo essa linha, o prefeito Daniel Hinnah ressalta que “por equipamentos fabricados em Panambi passam cerca de 70% dos grãos produzidos no país e a importância da inovação tecnológica é nítida para potencializar esta vocação empreendedora que nos trouxe até esse momento. Queremos impulsionar transformações concretas e positivas. A criação do Instituto Agregar projeta Panambi para o futuro”.
“Queremos estimular o desenvolvimento regional por meio de ações coordenadas na quádrupla hélice (academia-empresas-governo-sociedade), a partir da Instituição Científica e Tecnológica Agregar” comenta o diretor executivo da ACI-Panambi, Eduardo Lucas Sperb. “Já estamos colhendo bons frutos e com certeza será um salto em termos de conhecimento e inovação para Panambi e região, sendo um local de aprendizado e atualização dos profissionais e das empresas, gerando novas ideias e rompendo fronteiras” conclui Eduardo.