GeralSanta CatarinaVariedades

Praias e marinas catarinenses são certificadas com a Bandeira Azul

Santa Catarina se consagra como o Estado mais azul do Brasil, com 22 locais certificados

Aconteceu hoje, dia 11 de novembro, na cidade de Niterói – RJ, a entrega do certificado Bandeira Azul para praias e marinas que cumpriram com os critérios estabelecidos pelo programa no último ano. Santa Catarina segue sendo o estado mais premiado com o selo de turismo sustentável, com 22 locais certificados para a temporada 2022/2023.

No total, 40 praias e marinas de todo o Brasil possuem a certificação. O evento contou com a presença de gestores de praias e marinas, secretários de meio ambiente, representantes de prefeituras de diversas partes do país e da coordenadora-geral de turismo responsável do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann.

Além da certificação de praias e marinas que cumpriram os critérios estabelecidos pela coordenação, houve também a entrega do prêmio de destaque em educação ambiental, apreciando os melhores trabalhos e atividades realizadas na temporada passada. Neste, Santa Catarina também se destacou levando três prêmios. A Praia Grande, em Governador Celso Ramos, recebeu destaque pelo conjunto de atividades. A Marina Tedesco, de Balneário Camboriú, e o município de Bombinhas, receberam o destaque de educação ambiental por atividades individuais com “Rio Camboriú: beleza oculta, poluição aparente” e “Intervenção artística: o mar começa aqui”, respectivamente.

“Estamos muito honrados de receber em Niterói os representantes dos municípios brasileiros que se destacaram na gestão sustentável de praias e marinas. O evento foi memorável, com a reunião de cidades que investem em políticas públicas nas áreas de preservação e educação ambiental e deixam um legado para as futuras gerações”, afirmou Rafael Robertson, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Via
Matheus Bonfim
Fonte
Comunicação Bandeira Azul
Botão Voltar ao topo