Com resquícios de uma economia fragilizada no pós-pandemia, a CDL Porto Alegre foi a campo saber quais são as tendências de comportamento do consumidor para o período de eventos – Copa do Mundo, Black Friday e Natal.
A Entidade ouviu porto-alegrenses em estudo quantitativo e qualitativo realizado pela Vitamina Pesquisa. O material conta, ainda, com a análise econômica do Núcleo de Informações Econômicas da CDL POA.
Para saber em qual evento o consumidor pretende gastar mais, o Natal saiu de arrancada, com 73%, seguido do Réveillon (16%), da Black Friday (8%) e, na lanterna, a Copa do Mundo (3%).
Já sobre a forma de consumir avança de acordo com a sua conveniência entre os canais de venda. Assim, 37% têm comprado mais online do que presencial; 35% compra mais presencial do que online e 28% dividem-se nas duas modalidades.
Segundo o presidente da CDL POA, Irio Piva, o clima festivo que acompanha as datas deve chegar aos setores de comércio, serviço e turismo como uma oportunidade única de comercialização acima da média para o período. “O ambiente promete ser positivo e de recuperação, frente a um longo período de recessão pós-pandemia e ao tensionamento pós-eleitoral”, aponta.
13º salário
O Estudo mostrou que o 13º salário já está sem fôlego neste final de ano. Conforme a apuração, 44% da amostra não possui renda extra no 13º mês do ano. O percentual de 34% ainda deve receber a complementação, seguido por 17% que diz já ter recebido a primeira parcela e, uma pequena parte (4%) ainda receberá o montante extra na totalidade.
Sobre as perspectivas para o fim de ano, 55% se mostraram otimistas, 9% muito otimistas, 26% neutras (não tem expectativas), 8% pessimistas e 3% muito pessimistas. E, para 2023, 81% acreditam que será um ano melhor, 33% que será igual e 4% que será pior.
Na avaliação do economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, o otimismo pode ser explicado pela melhora do mercado de trabalho e o alívio recente dos preços com a medida que determinou a redução do ICMS de bens e serviços considerados essenciais. Entretanto, ele pondera que estas medidas foram concebidas para terminar na virada de 2022 para 2023.
Gastos com o Natal
Sobre os gastos com as comemorações de fim de ano, o estudo aponta que a tendência é conservadora, explicada pela insegurança do cenário econômico. Portanto, 53% pretendem gastar o mesmo que em 2021; 33% acreditam que gastarão menos, e 14% devem gastar mais.
Além da renda mensal, utilizada para as compras por 58% dos entrevistados, parte dos consumidores utilizará o crédito para compor seus gastos (45%), assim, os entrevistados pretendem pagar pelas compras de fim de ano com o salário do mês (58%), com o cartão de crédito (45%) – nos resultados da pesquisa de 2021, 30% disseram que pagariam no cartão de crédito -, 19% com o 13º salário, 3% no crediário, 1% com empréstimo familiar e menos de 1% obterão crédito em uma financeira.