GeralTecnologia & Inovação

ApexBrasil investe na internacionalização de startups brasileiras

Programa de internacionalização de startups da ApexBrasil e parceiros está entre os 10 principais impulsionadores de inovação no ranking da plataforma de inovação aberta líder na América Latina. StartOut Brasil está na 8ª colocação no ranking TOP 25 agentes do ecossistema da 100 Open Startups. Pelo menos 36 empresas classificadas indicaram o Programa, que apoiou a internacionalização de 250 startups brasileiras nos últimos cinco anos

O Programa de internacionalização de startups da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e parceiros, o StartOut Brasil, foi elencado pela mais importante plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, a 100 Open Startups, como um dos 10 principais atores do ecossistema de inovação do País. O anúncio ocorreu no dia 8 de novembro, em São Paulo. Dentre os TOP 25 agentes do ecossistema, o StartOut Brasil ficou na 8ª posição como um dos que mais contribuiu na trajetória das empresas premiadas pela plataforma em 2022. Das 300 startups classificadas como as mais atraentes para o mercado, 36 indicaram o StartOut Brasil como um ecossistema relevante, sendo que pelo menos 19 delas já foram diretamente atendidas pelo Programa da ApexBrasil. Todas elas ficaram entre as TOP 10 dentro de suas categorias.

Para a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, o reconhecimento é fruto de muito trabalho e dedicação, e vem para fortalecer ainda mais o propósito do programa. “O objetivo do StartOut Brasil é abrir portas para que o potencial das startups brasileiras possa ser visto e expandido nos ecossistemas de inovação do mundo, atraindo investimento e novos parceiros de negócio. Esse reconhecimento mostra que estamos fazendo o nosso trabalho da melhor maneira possível e nos estimula a seguir impulsionando o ecossistema brasileiro mundo afora”, afirma Clarissa.

Desde 2016, a 100 Open Startups classifica e premia anualmente todos os atores envolvidos no ecossistema de inovação do País. Neste ano, a partir de dados coletados nos últimos 12 meses, a plataforma mapeou 608 agentes do ecossistema, levando em conta a quantidade de startups e corporações premiadas que indicaram e reconheceram a contribuição desses atores em suas trajetórias. A plataforma também mapeou 300 startups e 250 corporações para concorrer ao Ranking de suas categorias.

A 100 Open Startups é a plataforma de inovação aberta pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. “Mais uma vez, nosso levantamento aponta a importância da contribuição direta de um ou mais atores do ecossistema na evolução das startups. Segundo os dados, 35% reconhecem tal contribuição, porcentagem que sobe para 87% entre as startups TOP 10 das 30 categorias do Ranking 100 Open Startups 2022”, afirmou Bruno Rondani, CEO da plataforma.

Startups brasileiras premiadas

Dentre as startups premiadas que já participaram do StartOut Brasil, duas delas ficaram em primeiro lugar dentro das suas categorias. A startup Pix Force, do Rio Grande do Sul, foi a primeira colocada na categoria de Inteligência Artificial. A empresa participou dos ciclos Boston e Nova York e também participará do próximo, que vai ocorrer em Chicago.

Daniel Moura da startup Pix Force, do Rio Grande do Sul, foi a primeira colocada na categoria de Inteligência Artificial – Foto: Divulgação

Já a mineira NVoip ficou em primeiro lugar na categoria de serviços ao cliente. A startup participou do ciclo Santiago, no Chile, que o Programa realizou no primeiro semestre deste ano. As startups selecionadas pelo Ranking TOP 100 que já participaram do StartOut Brasil ficaram entre as TOP 10 das categorias de AgroTech, Big Data, BioTech, CleanTech, Costumer Service, Edtech, Energy, Fintech, HRtechs Recrutamento, HealthTech e Artifiicial Inteligence.

Criado em 2017, o StartOut Brasil é desenvolvido pela ApexBrasil em parceria com o Ministério de Relações Exteriores, Ministério da Economia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O programa auxilia a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo, promovendo ações de capacitação e rodadas de negócio com importantes players desse ecossistema em diferentes países, em formato on-line e presencial. Nos últimos cinco anos, o Programa gerou mais de US$ 24 milhões em negócios e realizou 13 ciclos em nove países, entre os quais Estados Unidos, França, Alemanha, Chile, Colômbia, China, Portugal, Canadá e Argentina. Ainda neste mês, mais um ciclo do Programa vai ocorrer em Chicago, nos Estados Unidos, onde 15 startups participarão de inúmeras atividades voltadas ao processo de internacionalização.

Mudança de identidade

Após cinco anos atuando na internacionalização de startups brasileiras mundo afora com o nome StartOut Brasil, a partir de 2023 o Programa passará a ser chamado Startup OuReach Brasil. A identidade muda, mas a proposta do Programa seguirá sendo a mesma. A agenda do próximo ano já tem programação prevista e as inscrições para o próximo ciclo, que vai ocorrer no primeiro semestre em Madri e Barcelona, na Espanha, já estão abertas. Para mais informações e inscrições, acesse https://www.outreachbrasil.com/ .

A ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.

Fonte
Imprensa ApexBrasil
Botão Voltar ao topo