O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, de São Leopoldo, realizou o resgate de dois ouriços, da espécie Coendou spinosus, no decorrer da semana. O primeiro foi encontrado na rua José do Patrocínio, no bairro Scharlau, na segunda-feira (21).
O animal estava fugindo de cães quando os agentes do GDA o resgataram. Já o segundo foi salvo na rua Sapiranga, bairro Campina, logo depois de ser avistado no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro Nunes e fugir para a rua. Os dois ouriços foram devolvidos aos seus habitats naturais, logo após os resgates no Parque Imperatriz.
Em ambos os casos o resgate só foi possível graças à cooperação da comunidade, que acionou a equipe do GDA por meio do fone 153.
Ouriço-cacheiro (Coendou spinosus)
Ouriço-cacheiro costuma ficar nas copas das árvores. Utiliza sua cauda preênsil para se locomover por entre os galhos. Sua pelagem, de dorso cinza amarelada e ventre variando de amarelo a marrom-acinzentado, possui pêlos rígidos (espinhos) e pelos longos e finos, que podem esconder os espinhos. Alimentam-se de folhas, flores, frutas e até cortiça. Durante o dia podem ser encontrados imóveis no topo das árvores.