Procon de São Leopoldo fiscaliza preços dos álbuns e figurinhas da Copa

O Procon São Leopoldo está fiscalizando papelarias e bancas de jornais do município para verificar se há prática de preços abusivos na venda dos populares álbuns de figurinhas dos jogadores das seleções da Copa do Mundo de 2022. A ação decorre de reclamações registradas junto ao órgão municipal.

“Em todas as copas do mundo de futebol, os álbuns de figurinhas são atrativos para colecionadores de todas as idades, desde os anos 1970. Apesar de existir em vários modelos, os preços costumam ser tabelados e devem ser respeitados pelos estabelecimentos”, destaca a fiscal do Procon-SL, Patrícia Ferreira.

De acordo com a diretora, Neusa Azevedo, o Procon-SL já constatou a venda de envelope de figurinhas que deve ser vendido a R$ 4, sendo comercializado a R$ 5,00. O órgão orienta os consumidores a solicitarem nota fiscal comprovando a cobrança. Outra sugestão é que consumidores não comprem em locais com preço indevido, já que as figurinhas podem ser adquiridas em diversos estabelecimentos da cidade. Ao ser confirmada a irregularidade, o Procon notifica os estabelecimentos e determina as providências para adequação dos preços corretamente.

“O órgão atua considerando a Política Nacional das Relações de Consumo que reconhece a vulnerabilidade do consumidor e a necessidade de ação no sentido de proteção efetiva”, afirma.

As denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo e-mail procon@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo whatsapp (51)99768-1252.

Sair da versão mobile