Festival Sálvia 2022 ocorre neste final de semana, em Caxias do Sul

A Praça das Feiras recebe nos dias 3 e 4 de dezembro a 3ª edição do Festival da Arte, Cultura e Gastronomia de Caxias do Sul. A entrada é gratuita e o público paga apenas o que consumir

A espera acabou! A terceira edição do Sálvia – Festival da Arte, Cultura e Gastronomia acontece nesse sábado e domingo, dias 3 e 4 de dezembro, na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, de Caxias do Sul. Para esse ano a expectativa e que mais de 10 mil pessoas passem pelo local e aproveitem as atrações gastronômicas e culturais, além dos Espaços Kids e Pet, da Quitanda do Sálvia, lançada em 2021 com produtos de agricultores e agroindústrias caxienses, e da Boutique do Sálvia, com produtos personalizados de cerâmica e artesanato.

Para 2022 o público além de se deliciar com o melhor das 20 cozinhas e estações de bebidas que compõem a elogiada culinária da cidade, os visitantes também poderão participar de oficinas gastronômicas e prestigiar apresentações de artistas locais como: Circus Magic Show; DJ Oderiê; Blues Jazzmine; Mamma Doo; Beto e suas Máquinas; Mandrak Funk Show; De Boni e Henz; Universo Feminino, com Tatiéli Bueno; Tita e Rafa Gubert; Não alimente os animais; e o Ateliê Araçari, do Instituto de Leitura Quindim.

Todas as atrações acontecem em uma área de 5 mil metros quadrados montada especialmente para o evento. A entrada no Sálvia é gratuita, sendo cobrada apenas a consumação de alimentos e bebidas em cada expositor. As porções custarão até R$ 50.

Toda a programação cultural dos dois dias de evento foi pensada e planejada há um ano, com o intuito de valorizar a identidade da cidade de Caxias do Sul, conforme explica a Curadora Cultural, Mona Carvalho. “A identidade de uma cidade é construída através da Cultura. E para mim está muito claro que o Sálvia destaca justamente isso, pois é apresentada ali através dos artistas e gastronomia local. Desde o fato de ser um festival de rua, ocupando um espaço público, gratuito e democrático; até a apresentação dos artistas da cidade e região, o que faz com que tenhamos essa reconexão de identidade e territorialidade”, afirma.

A Boutique do Sálvia é uma das novidades dessa edição. A proposta é a exposição e valorização do trabalho produzido por artistas locais, fomentando a economia e network no município. Dentre os artistas convidados para expor os trabalhos estão a designer de cerâmica Tanara Mallmann, que comercializará peças utilitárias para a casa com design único e elegante, produzidas à mão e atóxicas, servindo às mais diversas finalidades, da decoração à mesa ou jardim.

A costura e pintura artesanal feita em pequena escala por mulheres de Caxias, também estará no evento por meio do talento das costureiras Marcele Breda, Maria Eduarda Picoli, Neli Maria Breda e da pintora Neiva De Zorzi. Um trabalho que valoriza o empreendedorismo, feminino por meio da produção local de artesãs, que pode ser conferido no perfil @zigzag.costurandoutilidades.

A idealizadora da Moenda Brasil-impressão digital em tecidos e produtos, Simone Cadorin Lopes, estará presente expondo t-shirts, vestidos, kaftans, Cangas, echarpes e lenços, entre outros produtos de tecidos com toque agradável como o chiffon toque de seda, modal, touch, tule com elastano e sued. A Monja Coen, o Festival de Bonecos de Canela, o Blues Festival, a ONG Mente Viva do Kurotel e o Wine South America, são alguns dos clientes da marca que comercializará peças únicas e exclusivas com edição limitada para o Sálvia 2022. O Espaço Pet é a outra novidade trazida para esse ano, devido à necessidade identificada em 2021, de um lugar onde os amigos de quatro patas pudesses ficar ainda mais integrados com o evento.

O Sálvia 2022 é uma realização Interface Eventos e Sebrae RS. Apoio institucional: Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, com a chancela das marcas: Eccel Incorporadora, CDL, OU, Sicredi Pioneira, Senac RS e Emercor. Apoio cultural: Unimed Nordeste RS, Impulso Franquias, Escola de Educação Infantil Companhia do Carinho, Escola de educação infantil caminho kids, Eiffel Veículos, Imobiliária Bento Alves e L. Formolo. Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Via
Melina Francisquetti
Fonte
Adriana Silva
Sair da versão mobile