Cidades do RSEmpregoGeralNotíciasRio Grande do Sul

Diplomatas do Uruguai visitam Memorial Eládio Dieste no Pelotas Parque Tecnológico

Reunião com o Embaixador Guillermo Valles Galmes e a Cônsul Liliana Buonomo ocorreu na manhã desta quarta-feira, na sede do Parque.

Valorização da cultura e conexão entre países: esse foi o tema central da reunião que recebeu o Embaixador do Uruguai, Guillermo Valles Galmes, e a Cônsul Liliana Buonomo, nesta quarta-feira (07) no Pelotas Parque Tecnológico. Em sua estadia em Pelotas, os diplomatas aproveitaram a agenda para visitar o Memorial Eládio Dieste, instalado no local com apoio do projeto Práticas Patrimoniais da Universidade Católica de Pelotas e outros parceiros, em homenagem ao arquiteto e engenheiro uruguaio que inspirou a arquitetura do local onde hoje conta com centenas de projetos tecnológicos e inovadores.

“Acho que essa visita é muito importante para nos reconectarmos, pois fazemos parte de uma cultura comum, fronteiriça e hispano-americana. Em meio a uma crise, na qual ficamos afastados no sentido humano, o Pelotas Parque Tecnológico encontrou uma forma de superar isso através da tecnologia, da informação e da comunicação de uma forma incrível, se conectando com o meu país através de Eládio, que vem de outra era, ao mundo digital. Isso tem que ser mostrado ao mundo”, salientou o Embaixador.

Visita do Embaixador do Uruguai ao Pelotas Parque Tecnológico – Foto: Divulgação

Ainda durante o encontro dos diplomatas com a Diretoria Técnica, com a presença do Diretor Edgar Mattarredona, da Diretoria Executiva, com a Diretora Rosâni Ribeiro, e do Conselho Administrativo, através do Conselheiro e representante da UCPel, Fábio Neves, os professores de Arquitetura e Urbanismo responsáveis pelo projeto do Memorial, Ricardo Brod Mendez e Daniele Luckow, apresentaram uma novidade: a iniciativa de levar as obras de Dieste ao Metaverso com um passeio virtual.

Para Ricardo Mendez, levar o espaço do memorial e outras obras a um endereço virtual e ao Metaverso surgiu da intenção de internacionalizar os projetos locais. “Pensamos em não só deixar restrito a esse espaço, mas também levar a um espaço virtual, com um endereço, onde as pessoas tenham acesso a esse universo de realidade aumentada”, explicou o professor. O conselheiro e representante da UCPel, Fábio Neves, também destacou a atuação dos alunos na implementação do Memorial Eládio Dieste, assim como a oportunidade de estreitar os laços entre Pelotas e o Uruguai através desse espaço físico no parque, além do virtual.

Memorial Eládio Dieste

Inaugurado em 1º de julho deste ano, o Memorial Eládio Dieste é uma união de esforços em prol de reconhecer o prédio do Pelotas Parque Tecnológico como uma das obras do engenheiro e arquiteto uruguaio e dar visibilidade às suas técnicas inovadoras de construção. O projeto foi desenvolvido ao longo de mais de dois anos, e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Pelotas, da UCPel, além do apoio de diversas entidades e parceiros como o próprio Escritório Dieste y Montañez SA, e a Fundación Dieste.

Desde a sua fundação, o prédio onde hoje está localizado o parque tecnológico de Pelotas ainda não havia entrado para o acervo do arquiteto, mas possui as características de suas obras, com a alvenaria armada e as abóbadas de dupla curvatura. A exposição conta com mais de 17 painéis com uma linha do tempo das obras de Dieste, contando a sua história e dos seus icônicos prédios que deixaram a sua marca em diversas partes do mundo.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa.

Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Via
Tatiane Mizetti
Fonte
Reverso Comunicação Integrada
Botão Voltar ao topo