Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Novo Hamburgo promove o Dia D de Combate ao HIV/Aids, neste sábado

Unidades de saúde vão oferecer testes rápidos e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outras ações

Em dezembro, o mundo todo se concentra na luta contra o HIV. O Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, celebrado no primeiro dia do mês mobiliza a sociedade por todo o período.

O município vai intensificar esta luta neste sábado, dia 17, quando todas as unidades de saúde estarão abertas, das 9h às 15h, para receber a população que desejar orientações sobre a Aids e também a realização de testes rápidos.

Cada unidade de saúde vai desenvolver ações de prevenção e informação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis ISTs, distribuir preservativos e material informativo.

De acordo com a diretora de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Juliana Forneck, as unidades têm liberdade para elaborar suas ações no sábado, priorizando a testagem por livre demanda e as orientações.

Publicidade

“É importante que a comunidade se sinta acolhida e livre para entender sobre estas doenças sexualmente transmissíveis. Assim, cada unidade, que conhece seu público, tem como oferecer esse acolhimento da melhor forma possível”, diz Juliana, ao ressaltar que a orientação é que a comunidade busque a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

A data

O Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids é celebrado anualmente no Brasil desde 1988. A data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um ano antes, quando a Assembleia Mundial de saúde fixou a data.

Apesar de ser uma doença que não tem cura, a Aids pode ser tratada, no entanto, o foco é a prevenção. Outra luta inspirada pela mobilização durante dezembro é o fim do preconceito.
Uma pessoa com o vírus pode trabalhar e se relacionar normalmente, e a a Aids hoje não precisa ser uma sentença de morte, desde que devidamente tratada.

Fonte
Imprensa PMNH
Botão Voltar ao topo