Natura lança ferramenta de diagnóstico personalizado do cabelo
A Natura anuncia o lançamento de um dispositivo capaz de diagnosticar a condição do cabelo dos clientes em poucos segundos. O diagnóstico é feito com a ajuda de um aplicativo, a câmera do smartphone e uma lente portátil acoplada no aparelho, que proporcionam um aumento de até 20 vezes na resolução de imagem do fio. Hoje, a tecnologia já possuí sua patente requerida no Brasil.
Ao longo de anos de pesquisa e testes em cabelos, inspirados por uma parceria de pesquisa e desenvolvimento da Natura com o consórcio Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), foi desenvolvido um método capaz de relacionar a imagem da textura do fio de cabelo com o grau de seus danos.
Foram selecionadas mechas de cabelos de diferentes curvaturas, cores e níveis de danos de um banco de dados de mais 18 mil imagens de fios de cabelo que possibilitaram aumentar a precisão do algoritmo por meio do aprendizado de máquina (machine learning) e indicar o tipo de tratamento recomendado para seus cabelos.
A inteligência artificial da ferramenta também foi utilizada durante o desenvolvimento da linha Natura Lumina e hoje recomenda mais de 15 mil combinações de produtos da marca, a partir do diagnóstico e da preferência do cliente para personalizar uma rotina de tratamento. A experiência estará em teste nos próximos meses e possibilitará conhecer melhor as necessidades dos clientes para o desenvolvimento de produtos cada vez mais personalizados.
O lançamento faz parte da estratégia de apoio à consultoria de beleza, que tem como objetivo disponibilizar ferramentas digitais que valorizam a experiência entre nossa rede e os clientes. Por enquanto o Diagnóstico Capilar com o apoio do dispositivo estará disponível em algumas lojas. A partir de março de 2023, todas as Consultoras do Brasil terão disponível uma versão adaptada da ferramenta no seu espaço digital, fortalecendo a estratégia de prestação de serviços de consultoria também no ambiente digital.
Elas poderão incluir dados em um questionário, como o tipo do cabelo do cliente e quais procedimentos ele segue. Com isso, nossas Consultoras estarão aptas para compartilhar uma recomendação de produtos e uma melhor rotina de tratamento.