Praia do Paquetá terá festa para Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá
Neste ano, a Secretaria de Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas preparou um grande evento na Praia do Paquetá para as homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes e à Iemanjá, no próximo dia 2 de fevereiro. Mais de cinco mil pessoas são esperadas para os festejos. A organização conta com a parceria do Conselho Municipal do Povo de Terreiro (CMPT).
Os povos de terreiro terão uma estrutura com 10 metros quadrados de área coberta com toldos, para garantir a realização dos festejos mesmo em caso de chuva. Os rituais serão comandados pela Yalorixá Mãe Alice de Oxum, uma das mães de santo mais antigas de Canoas.
A programação inicia às 13h, com a concentração no local. A entrega do tradicional barquinho às águas do Rio dos Sinos está marcada para às 14h. De acordo com o secretário, Pai Santiago, as oferendas serão ecológicas, ou seja, biodegradáveis. Para os demais tipos, haverá um altar exclusivo para recebê-las – após haverá o recolhimento pela Prefeitura para a correta destinação.
“Preparamos toda a infraestrutura para comemorar essa data tão importante para os povos de terreiro e todos que quiserem participar”, afirma o secretário, destacando que Canoas tem mais de mil terreiros registrados.
Às 14h30, começam as cantigas e pontos de Umbanda em homenagem à Rainha das Águas, momento em que ocorre a manifestação dos caboclos – entidades que se apresentam como indígenas, através da incorporação nos médiuns. Após, a partir das 15h30, haverá banho de cheiro com as ervas de Iemanjá e aplicação de passes abertos aos simpatizantes.
O encerramento das festividades está previsto para às 17h, com a distribuição de frutas abençoadas pelos caboclos a todos os participantes.