Gramado quer atrair nômades digitais
Secretaria Municipal de Turismo elabora projeto em busca deste perfil de visitantes
A denominação “nômade digital” se refere às pessoas que compartilham uma filosofia de vida na qual opta-se por uma rotina mais flexível, associando trabalho e viagens.
Com o objetivo de promover e posicionar Gramado enquanto um ambiente propício para este novo estilo de vida, a Secretaria de Turismo iniciou um projeto que evidencia as características consideradas relevantes pelos nômades digitais, como acolhimento da comunidade, clima agradável, segurança, vida cultural pulsante, entre outras.
Diversos estudos evidenciam que, além de desfrutar de serviços tradicionais de turismo, esse novo tipo de turista utiliza serviços locais, é aberto ao intercâmbio cultural e busca uma ligação mais intensa com a cidade visitada, logo, gera maiores benefícios econômicos e culturais para o destino.
A Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk ressalta a relevância do projeto. “O nomadismo digital é uma tendência mundial e este projeto vai ao encontro das ações para a internacionalização de Gramado. É um mercado em plena ascensão e nossa cidade reúne todas as condições para receber ainda mais esse tipo de turista”, diz.
Nômades digitais
Nômades digitais são pessoas que utilizam a tecnologia para trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo, sem estar vinculadas a um escritório ou local físico fixo.
Eles geralmente dependem de dispositivos móveis e de conexão à internet para executar suas atividades profissionais e, assim, conseguem viajar e morar em diferentes lugares enquanto mantêm sua carreira.