De sabor adocicado, a beterraba possui alta concentração de carboidratos e ótimo valor nutricional, inclusive em suas folhas. A raiz é utilizada na culinária e pode ser consumida in natura, ou na forma de sopas, sucos, conservas entre outras opções.
Um estudo feito pela Associação Americana de Hipertensão analisou homens e mulheres com pressão arterial sistólica entre 140 a 159mm Hg, que não tomavam medicação para pressão arterial e sem complicações médicas. Eles ingeriram diariamente um copo de suco da raiz, com uma pequena quantidade de nitrato (substância encontrada na beterraba) e tiveram sua pressão monitorada por 24hs.
Segundo a pesquisa os participantes apresentaram uma redução da pressão arterial. A nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, esclarece as dúvidas sobre as propriedades nutricionais da beterraba:
Cor
Sua cor vermelha arroxeada é resultado da pigmentação de uma substância chamada betalaína, que é um ótimo antioxidante natural, agindo contra o envelhecimento celular e reduzindo o risco de alguns tipos de câncer.
Vitamina A
A beterraba é rica em vitamina A que auxilia o bom funcionamento da visão, vitaminas do complexo B que são importantes para o sistema imunológico, incluindo o ácido fólico este relacionado à boa formação fetal, e vitamina C que possui ação antioxidante e atuação benéfica sobre o sistema imunológico.
Energia
A nutricionista diz que mesmo sendo fonte de açúcar, a beterraba não deve ser retirada da dieta dos diabéticos, mas adaptada dentro de uma alimentação saudável, porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico.
Alguns estudos apontam que a beterraba possui uma quantidade significativa de nitratos, substância utilizada pela indústria como conservante de alimentos, cujos metabólitos e produtos de sua reação têm efeito adverso à saúde.
Porém alguns efeitos positivos também estão sendo relacionados ao nitrato. “No organismo, ele se transforma em óxido nítrico e pode ser um importante auxiliar na dieta de atletas, principalmente quando ingeridos sob a forma de suco, pois sua interação com os antioxidantes presentes na beterraba potencializam o aproveitamento dos nutrientes pelo músculo, tornando-se uma ótima fonte de energia”, explica Cyntia.
Hipertensão
A substância presente na beterraba aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, com consequente melhora do fluxo de sangue e a passagem de oxigênio. Por isso algumas pesquisas têm demonstrado que esse efeito reduz os riscos de doenças como o acidente vascular cerebral (AVC) e a demência, e recentemente tem sido apontada como importante fator para redução da hipertensão.
“Outros nutrientes encontrados na beterraba podem interferir positivamente na redução da pressão arterial, é o caso do potássio que deve estar em equilíbrio com o sódio intracelular e do ácido fólico que tem ação protetora sobre os vasos sanguíneos, melhorando a flexibilidade dos vasos” esclarece a nutricionista.
Para adquirir um vegetal de qualidade, verifique se a beterraba esta isenta de rachaduras e manchas, com a cor intensa e num tamanho pequeno ou médio, esses cuidados garantem melhor preservação dos nutrientes, mais sabor e maciez. “Para preparar o suco e aproveitar seus benefícios, basta bater no liquidificador, uma beterraba grande descascada e picada, com o suco de quatro laranjas, coar e beber em seguida. O suco garante o consumo dos nutrientes da beterraba”, finaliza a profissional.