NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

19º Mérito Empreendedora destaca quatro mulheres

Em noite de celebração, Marlene Pessuto Baron, Marilete Deitos Alquati, Lola Salles e Nilva Randon são reconhecidas com o 19º Mérito Empreendedora. Evento promovido pelo Conselho da Empresária da CIC Caxias reuniu cerca de 250 pessoas em uma noite de homenagens

Em sua décima nona edição, o Mérito Empreendedora revelou a história de quatro mulheres que se destacaram nas áreas da Indústria, Comércio, Serviços e Serviço Social. O evento, uma iniciativa do Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), foi realizado nesta segunda-feira (6), durante edição especial da RA, atraindo um público de aproximadamente 250 pessoas.

Publicidade

Foram homenageadas Marlene Pessuto Baron, na categoria Indústria, Marilete Deitos Alquati, na categoria Comércio, Lola Salles, na categoria Serviços, e Nilva Randon, na categoria Serviço Social.

As homenageadas com a presidente do Conselho da Empresária da CIC Caxias, Grasiela Tesser, e com o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro – Foto por: Júlio Soares/Objetiva

“Uma noite para celebrar uma das forças mais poderosas e inspiradoras da nossa sociedade: a mulher empreendedora.” Desta forma o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, deu início à solenidade de entrega do 19º Mérito Empreendedora. Loro lembrou que o empreendedorismo é uma jornada difícil e desafiadora para todos, mas que para as mulheres as dificuldades são ainda maiores em razão das barreiras e das limitações impostas pela desigualdade de gênero. “Mesmo assim, as mulheres, como as nossas homenageadas, enfrentam essas barreiras e se destacam no mundo dos negócios. Elas são inovadoras, resilientes e pró-ativas”, afirmou.

Publicidade

A presidente do Conselho da Empresária da CIC Caxias, Grasiela Tesser, reiterou que “o desafio de empreender, especialmente no nosso País, é pautado pela incerteza e insegurança, aliado ao desejo genuíno do brasileiro de fazer dar certo. O Mérito Empreendedora tem, portanto, por objetivo homenagear mulheres que escolheram superar os desafios, conquistaram seus espaços, deixaram suas marcas e o fizeram com garra, coragem, dedicação, mas também com a leveza, a sutiliza e o jogo de cintura que só a mulher consegue ter”, ressaltou Grasiela.

Visivelmente emocionadas, Marlene, Marilete, Lola e Nilva agradeceram à escolha, sentindo-se honradas com a homenagem prestada pela CIC Caxias. Bastante aplaudidas, cada uma teve sua trajetória apresentada em vídeo durante a solenidade, também emocionando o público com suas histórias de vida. O evento foi prestigiado pela vice-prefeita Paula Ioris, pela vereadora Marisol Santos, pelo reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, pelo presidente do Conselho Superior da CIC Caxias, David Randon, e pelos familiares das homenageadas, além das integrantes do Conselho da Empresária da entidade.

AS HOMENAGEADAS

MARLENE PESSUTO BARON – Categoria Indústria

Após oito anos de experiência na fabricação de biquínis, Marlene Pessuto Baron criou, em 1998, a Di Praia. Com apenas uma costureira, pouco maquinário em um espaço de 48 m², tinha, além de muita criatividade, a vontade de fazer desta marca uma referência no setor de moda praia.

Na soma do atendimento diferenciado e da qualidade de produção artesanal, por vezes adaptada ao gosto da cliente, a marca ganhou destaque e preferência, levando à demanda de um novo espaço. Com a intenção de uma produção mais eficiente e também um local para atendimento ao cliente, inaugurou uma nova sede em 2005, com 250 m², incluindo a unidade de produção e o showroom.

Ao buscar em maior contato com a clientela, a marca começou a produzir a linha de fitness e natação, agregando no portfólio peças que acompanham a mulher em diferentes situações.

Com o passar dos anos, a Di Praia ganhou o protagonismo de Viviane Baron que, unida ao conhecimento da trajetória da sua mãe, traz seu olhar jovem aos valores da empresa familiar.

Com isso, pelo constante aprimoramento em tendências e tecnologia, a marca tem conquistado um público que procura conforto, sofisticação e alta qualidade.

MARILETE DEITOS ALQUATI – Categoria Comércio

Natural de Caxias do Sul, Marilete Deitos Alquati, 65 anos, cursou Faculdade de Matemática e lecionou por 10 anos. Conforme ela mesma conta, mesmo enquanto atuava em sala de aula, Leti, como é conhecida, sempre tinha uma sacolinha com algo para vender.

A vocação para lojista só cresceu e mesmo após ter feito concurso para a Prefeitura de Caxias do Sul, onde atuou como fiscal até se aposentar, decidiu abrir uma loja no subsolo da casa em que nasceu, no mesmo endereço em que até hoje a Moda Leti está instalada, para atender clientes nos horários livres. Com o tempo, as vendas foram crescendo e a loja passou a ocupar todo o andar de cima da residência.

Sempre dedicada a tudo o que faz, Marilete credita grande parte de seu sucesso como empresária do comércio à família, o que inclui a mãe e o irmão. Casada, um filho e uma neta, também se orgulha de atuar em prol do voluntariado, tendo sido presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul, entidade a qual se dedica com muito amor.

LOLA SALLES – Categoria Serviços

Hollandina Zelinda Bolzani de Salles, ou apenas Lola Salles, 92 anos, é uma das costureiras mais reconhecidas da cidade. Em mais de sete décadas dedicadas à costura, Lola contabiliza a confecção dos trajes oficiais das soberanas das edições de 1994, 1996, 2000, 2004 e 2016 da Festa Nacional da Uva.

Sua trajetória, porém, começou muito antes de se envolver com a Festa da Uva. Aos sete anos, em 1937, ela já auxiliava a mãe, Angelina Billibio Vidor Bolzani, que era costureira, e o pai, Andrea Bolzani, que era fabricante de selas de cavalo em couro.

Lola nasceu com o dom para lidar com agulhas e tecidos, e aos 12 anos já havia conquistado suas próprias clientes. O primeiro vestido de gala, para a cliente Jatir Marchioro Cislaghi foi confeccionado em 1946, quando Lola tinha apenas 16 anos.

Por volta dessa época, a jovem buscou formação profissional no curso de modelagem no Círculo Operário Caxiense, onde se formou em corte de vestidos em 22 de junho de 1948. No mesmo ano, Lola decidiu abrir o seu próprio estabelecimento, o Atelier Lola Salles.

Casou-se com Osmar Bernardo de Salles em 1957. Dessa união nasceram os filhos Ana Lúcia, João André, Jorge Luiz e Maria Cristina.

NILVA THEREZINHA RANDON – Categoria Serviço Social

Nilva Therezinha Randon nasceu em Caxias do Sul, no dia 3 de novembro de 1934. Filha de David e Rosa Masotti D’Agostini e neta de imigrantes italianos, Dona Nilva, como é conhecida, integra uma numerosa família de dez irmãos, com os quais dividiu uma infância e uma juventude alegre e feliz.

Adepta da leitura, especialmente de biografias e romances, Nilva estudou no Grupo Escolar Maguari, colégio das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus em Ana Rech e no Colégio das Irmãs do São Carlos, no Bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul. Ativa, participou do Grupo de Ação Católica da igreja e da organização das festas da comunidade do bairro.

Em 1956, casou com Raul Anselmo Randon e desta união teve cinco filhos: David, Roseli, Alexandre, Maurien e Daniel. Hoje, tem 12 netos e quatro bisnetos, sendo dois a caminho.

Em 1966, junto com o marido, ingressou no Rotary Club Caxias, participando e atuando em eventos organizados pela entidade. Fruto disto, em 1973, as esposas de rotarianos fundaram a Casa da Amizade, composta por esposas de rotarianos que atuavam em ações filantrópicas, tendo sido presidente em 1975. Continua participando dos encontros semanais de trabalho.

Em 1997, integrou o grupo de criação do Banco da Mulher, trabalho de microcrédito totalmente voluntário, tendo sido presidente e vice-presidente. “Enquanto eu tiver a dádiva de ter saúde, continuarei a fazer o que estiver ao meu alcance”, costuma dizer Dona Nilva.

O evento foi patrocinado pelas marcas Ótica Lauro e Clínica Sterah, com o apoio de Móveis Dallas.

Botão Voltar ao topo