Porto Alegre celebra Saint Patrick’s Day com festas
O dia 17 de março marca as celebrações de Saint Patrick’s Day, ou como ficou conhecido no Brasil, o Dia de São Patrício, cultura irlandesa com forte presença em Porto Alegre há, pelo menos, cinco anos.
Repetindo o sucesso de 2022, este ano a maior concentração de eventos será no 4º Distrito, onde pelo menos cinco vias estarão fechadas, das 18h de sexta-feira à 0h, para que a população possa festejar pelos bairros. Nesta edição, a festa deve se estender também pelo fim de semana e inclui outras áreas da Capital.
De acordo com os organizadores do evento no 4º Distrito, a expectativa é receber 20 mil pessoas e comercializar mais de 100 mil litros de cerveja em 150 torneiras entre bares e restaurantes. A região concentra o maior número de cervejarias artesanais do Brasil.
No Escritório de Eventos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), tramitam, até o momento, mais de 20 solicitações de licenciamento para uso de vias públicas para celebrar Saint Patrick, incluindo os bairros Bela Vista, Menino Deus, Cidade Baixa, Jardim Botânico e Rio Branco.
Iluminação verde
A partir desta terça-feira, 14, dez monumentos e pontos turísticos de Porto Alegre estarão iluminados de verde, a cor símbolo do Saint Patrick’s Day. A ação faz parte de um movimento global em homenagem à data. No ano passado, segundo avaliação do Consulado da Irlanda em São Paulo, Porto Alegre teve o maior evento da América Latina, considerando o número de atrações, inclusive a iluminação.
Os locais que terão luz especial são Museu da Brigada Militar (Rua dos Andradas, 498); Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230); Monumento Brigadeiro Sampaio (Praça Brigadeiro Sampaio); Edifício Intendente José Montaury (Rua Siqueira Campos, 1300); Tambor, Monumento à Cultura Negra (Praça Brigadeiro Sampaio); Pinacoteca Rubem Berta (Rua Duque de Caxias, 973); Chafariz Imperial (Parque Farroupilha); Monumento ao Expedicionário (Parque Farroupilha); Fonte Talavera (Praça Montevidéu) e Chalé da Praça XV (Praça XV de Novembro).
Segurança
A Guarda Municipal irá mobilizar 60 agentes por turno para o monitoramento dos eventos previstos de sexta-feira, 17, ao fim de semana – além de St. Patricks Day, inlcui também a competição STU National.
Ao todo, 15 viaturas e uma unidade móvel de comando e controle estarão à disposição das guarnições para o despacho de eventuais ocorrências. A estrutura Centro Integrado de Comando (CEIC), que recebe as imagens do circuito de videomonitoramento da Capital, também será utilizada.
Fiscalização
Já a Diretoria de Fiscalização vai atuar junto às secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Saúde (SMS), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Procon para coibir a atuação de ambulantes irregulares, destinação incorreta de resíduos e falta de visibilidade de preços ao consumidor.
Trânsito
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai disponibilizar mais de 40 agentes de trânsito e transporte e 10 viaturas para garantir a segurança viária do Saint Patrick’s Day. Os agentes e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação e orientar os pedestres e motoristas para minimizar os impactos no trânsito.
No Quarto Distrito, a partir das 8h da manhã da sexta-feira, 17, cinco vias terão bloqueio total para a montagem do evento, com acesso local a moradores e empresas. A partir das 18h até a meia-noite, outras ruas serão bloqueadas para a celebração. Outros bairros também terão intervenções pontuais até o domingo, 19.
Bloqueios de trânsito
4º Distrito
A partir das 8h de sexta-feira, 17:
– Rua Almirante Tamandaré, entre as ruas Voluntários da Pátria e Conselheiro Travassos;
– Rua Santos Dumont, entre as ruas Almirante Barroso e Álvaro Chaves;
– Rua Álvaro Chaves, entre a av. Farrapos e rua Santos Dumont;
– Rua Álvaro Chaves, entre as ruas Santos Dumont e Conselheiro Travassos;
– Rua Conselheiro Camargo, a partir da rua Moura Azevedo até o final;
Os veículos oriundos da rua Voluntários da Pátria, até às 18h, terão circulação livre pela rua Álvaro Chaves, até a esquina com a Conselheiro Travassos, onde poderão entrar à esquerda em direção à rua do Parque. Outra opção será a rua Moura Azevedo, em direção à Farrapos.
A partir das 18h de sexta-feira, 17:
– Rua Álvaro Chaves, entre as ruas Voluntários da Pátria e Conselheiro Travassos;
– Rua Moura Azevedo, entre as ruas Santos Dumont e Conselheiro Camargo;
– Rua Conselheiro Travassos, entre a rua Moura Azevedo e rua do Parque;
A partir das 18h, os veículos, poderão circular pela rua do Parque, nos dois sentidos, depois da rua Santos Dumont até a Almirante Tamandaré, à esquerda, em direção à Farrapos;
Haverá bloqueio parcial na rua Polônia, entre as avenidas Missões e Rio Grande, e também entre a rua Santos Dumont e a avenida São Paulo, de meia-pista. Os veículos, oriundos da rua Voluntários da Pátria, poderão acessar a rua Moura Azevedo, depois à esquerda na rua Cons. Camargo e à direita na avenida São Pedro.
A partir das 10h de sábado, 18:
– Na travessa São José, entre as ruas Beirute e Simão Kappel, no bairro Navegantes, até 22j.
Outras regiões com bloqueios
Sexta-feira, 17:
– 15h à 0h – Rua Passo da Pátria, entre Cel. Lucas de Oliveira e Vicente da Fontoura, bairro Bela Vista;
– 19h à 0h – Rua Bento Figueiredo, entre ruas Felipe Camarão e Ramiro Barcelos, bairro Rio Branco;
Sábado, 18:
– 10h à 18h – Rua Veríssimo Rosa 581, bairro Partenon, isolamento e parte do passeio público;
– 14h à 0h Rua Felizardo, entre a rua Guilherme Alves e a travessa Serafim Terra, bairro Jardim Botânico;
– 15h à 0h – Rua Ramiro Barcelos 1792, bairro Rio Branco, isolamento de meia-pista;
– 15h às 22h – Rua Lopo Gonçalves, entre as ruas José do Patrocínio e Gen. Lima e Silva, bairro Cidade Baixa;
Domingo, 19:
– 14h às 22h – Rua Castro Alves, entre as ruas Ramiro Barcelos e Miguel Tostes, bairro Rio Branco;
– 15h às 22h – Travessa dos Venezianos, bairro Cidade Baixa;
As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.