Quando o assunto é piscina, um aspecto que sempre encanta é a “cor” da água. É a cor da piscina que, muitas vezes, nos passa aquela sensação de frescor, limpeza e relaxamento. Além do aspecto visual incrível que a pastilha oferece, a porcelana é o produto mais indicado para revestimento de piscinas devido à sua alta resistência e baixa absorção de água (menor do que 0,5%), o que evita infiltrações.
Sem contar que a pastilha é um produto extremamente versátil para as mais diversas formas e curvas de cada projeto. Por ser quase impermeável, as pastilhas apresentam expansão por umidade quase nula que confere segurança e estabilidade em relação ao descolamento com o uso. Possuem também alta resistência aos produtos químicos utilizados no tratamento da água da piscina, garantindo estabilidade da cor e textura ao longo do uso.
Outro ponto importante no resultado final da coloração da água da piscina é a cor do rejunte das pastilhas de porcelanas. “A definição do material depende do gosto do cliente, não há uma regra ou padrão. O azul (mais tradicional) e, atualmente, o verde são os preferidos, mas, dependendo da intenção, pode-se optar por qualquer cor”, afirma Natalia.
A piscina mais clara (como a branca) dá a impressão que reflete menos, pois conseguimos ver o fundo da piscina. Já as as cores escuras refletem mais e formam um tipo de espelho d’agua, e o produto de alta mescla (proveniente da reação do esmalte na hora do processo de queima das peças) produz um visual mais diferenciado ao projeto.
É importante sempre manter a água da piscina devidamente balanceada quimicamente para não haver alteração da cor. A limpeza das pastilhas que ficam acima do nível da água deve ser feita com uma esponja macia utilizando somente água e detergente neutro.