Resgate de ave causa emoção em escola de São Leopoldo
Professora e estudantes se emocionam com resgate de ave pelo GDA
O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani atendeu a uma ocorrência na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Beck, no bairro Vicentina. A ação causou grande emoção nos pequenos que junto com a professora prestaram um primeiro atendimento.
O resgate ocorreu na quarta-feira, 15 de março, quando um filhote de pombo foi encontrado pelas crianças no pátio da escola. Ele estava machucado após cair do ninho.
Os alunos mostraram a ave a uma professora, que pôs o filhote em uma caixa, lhe deu água e acionou o serviço do GDA.
Quando os agentes chegaram até o local, as crianças vibraram pela presença dos profissionais e ficaram tranquilos por saber que a ave que ajudaram a resgatar estaria em boas mãos. O filhote foi levado ao Zoológico Municipal de Canoas para receber os devidos cuidados. Após sua reabilitação ele será reintegrado à natureza.
Filhotes de pombo urbano
Os filhotes de pombo urbano são semelhantes em aparência aos adultos, mas são menores e geralmente têm uma penugem mais macia e fofa. Eles nascem em ninhos construídos pelos pais em locais protegidos, como beirais de edifícios, varandas, telhados ou em árvores.
Os filhotes de pombo crescem rapidamente e ficam prontos para deixar o ninho em cerca de três a quatro semanas. Eles podem andar e se mover por conta própria antes mesmo de terem a capacidade de voar. Quando finalmente aprendem a voar, os filhotes acompanham os pais em busca de alimento e continuam a receber alimentação dos pais por mais algumas semanas antes de se tornarem independentes.