Federação das APAES do RS completa 30 anos
As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) são as entidades referência no tratamento e acolhimento de pessoas com deficiência, que atuam atendendo a 451 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, correspondendo a 91% do território gaúcho. O trabalho das APAES serve a mais de 70 mil assistidos, alcançando 300 mil pessoas, contando com familiares.
E neste mês de março, a Federação das APAES do Rio Grande do Sul (FEAPAES-RS) completa três décadas. A entidade que surgiu com o intuito de congregar, auxiliar e expandir as então 178 unidades da associação no Estado, hoje, conta com um fluxo próprio de atribuições. Com o apoio da FEAPAES-RS, atualmente, o Estado conta com 206 APAES espalhadas por todos os cantos.
Para Claudio Cruz, presidente da federação gaúcha, os feitos de hoje são reflexo de uma trajetória de dedicação e força não só dos dirigentes da instituição, mas principalmente daqueles que estão à frente de cada APAE e de quem faz parte das associações, seja trabalhando, atuando como voluntário e os próprios assistidos e suas famílias:
“O esforço que vemos das comunidades das APAES é algo sempre surpreendente e louvável. Hoje, nosso reconhecimento vai para cada uma destas pessoas, as quais nosso agradecimento e honra nunca seriam suficientes. O esforço de cada um vai muito além do benefício próprio, mas é para ajudar ao próximo, o que nos dá forças.”
E é devido a este empenho dos membros das APAES, também, que a federação tem conseguido grandes vitórias para a sua comunidade, por meio de apoios civis e governamentais. Apenas no ano passado, a federação recebeu, em emendas parlamentares advindas da Câmara dos Deputados, o aporte financeiro de R$ 18,9 milhões.
Estes recursos são partilhados entre as unidades da APAE pelo Estado e utilizados em aprimoramentos de estrutura física, com novos prédios e salas de atividades educacionais e de tratamento de saúde, contratação de profissionais de saúde e de outras áreas necessárias, como serviços gerais e administração, alimentação e promoção de atividades para os assistidos.
Clique Amor
Apesar das grandes contribuições recebidas recentemente, as APAES sempre precisam de apoio, pois os gastos, de quadro de pessoal a obras estruturais e compra de equipamentos de saúde, são muito mais altos do que o que a sociedade consegue imaginar sem conhecer de perto o trabalho. Por isso, a federação tem campanhas de arrecadação e apoios em curso, como a Clique Amor.
A campanha busca levar à população o conhecimento sobre o trabalho das unidades da APAE e arrecadar recursos financeiros.
Além destes apoios da comunidade civil, a FEAPAES espera ser contemplada com outros recursos públicos, que advém de solicitações, já que a federação não é institucionalizada por lei, e, por isso, não recebe recursos regulares.
Para isso, a FEAPAES está engajada, hoje, em conquistar o recebimento de verbas diretamente do Governo do Estado, destinadas diretamente do caixa ou, seguindo exemplo de outros estados, por meio de fundos de arrecadação como o do ICMS. Uma sede própria também é uma das necessidades urgentes sendo solicitadas ao Órgão Público.