Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Premiados os vencedores do concurso Arte na Caixinha de Pelotas

Os vencedores do concurso Arte na Caixinha em Pelotas (RS) foram premiados com tablets, leite, certificados e medalhas e as professoras responsáveis receberam notebooks e leite.

O Concurso Cultural Arte na Caixinha é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), com apoio da Tetra Pak, e realizado em parceria com a Smed de Pelotas, Embrapa Clima Temperado, Núcleo Jersey de Pelotas, Sicredi, Biscoitos Zezé e Associação Rural de Pelotas. Nesta edição, estiveram em disputa 191 trabalhos, que foram realizados por crianças do Pré II ao 5º ano, sendo 63 deles na Infantil, 79 na Júnior e outros 49 na Juvenil.

Segundo o secretário-executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini, o evento encerra a primeira etapa da iniciativa, que propõe a utilização de diferentes técnicas artesanais e artísticas em caixas de leite UHT explorando a temática “O leite na sua vida”. “A expectativa é que entre os meses de maio e junho possamos dar início a segunda fase do projeto, com novas escolas envolvidas. Entendemos que essa ação é muito positiva, pois envolve as crianças, as famílias, os professores e os órgãos públicos. E ver os pequenos interagindo com o concurso é o ápice”. Para o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, é uma satisfação participar de um projeto que vai além da pesquisa. “Atingimos a sociedade e o segmento das crianças, levando uma mensagem bonita do agro para eles”.

Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, destaca que o projeto revela a cadeia produtiva do leite às crianças com um viés educativo e ao mesmo tempo artístico. “Queremos manter essa parceria com o Sindilat/RS. Nossas escolas reagiram muito bem a essa provocação. E estamos na expectativa da sua sequência”. Sentimento também compartilhado pela secretária Municipal de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, que reforça a importância de o concurso “colocar no currículo das escolas um conhecimento da vida”.

Vencedora da Categoria Juvenil com o trabalho A Fazenda, Quevelen Castro do Nascimento, conta que gostou da experiência de fazer o desenho e que “se sentiu emocionada” ao ganhar o concurso. Ela é aluna da Emef Núcleo Habitacional Dunas. Daniele Costa Gonçalves, que conquistou o segundo lugar na categoria com o trabalho Fazenda Genoveva, afirma que aprendeu como funciona o processo da produção de leite assistindo a peça teatral “Na Fazenda Doce de Leite”. Ela é aluna da Emef Núcleo Habitacional Dunas.

Confira os vencedores:

Categoria Infantil (Pré II e 1º ano)

  • 1º Lugar: Sabrina Buchweitz, trabalho: Fazendinha da Sabrina – professora Elis Renata Barros Mattozo Jeske, da Emef Independência.
  • 2º Lugar: Pietro Aguiar Almeida, trabalho: Celeiro – professora Tatiane Chollet Amaral, da Emef Núcleo Habitacional Dunas.
  • 3º Lugar: João Afonso Pinto Corrêa, trabalho: A fazendinha do João – professora Elis Renata Barros Mattozo Jeske, da Emef Independência.

Categoria Júnior (2º e 3º ano)

  • 1º Lugar: João Miguel Cardoso Sedrez, trabalho: As etapas da produção de leite – professora Dalila da Rocha Guths, da Emef Santa Teresinha.
  • 2º Lugar: Martina Lopes Buchweitz, trabalho: O leite na nossa vida – professora Dalila da Rocha Guths, da Emef Santa Teresinha.
  • 3º Lugar: Jonas Lacerda da Silva, trabalho: Beba mais leite – professora Gisele Oliveira da Cruz, da Emef Dr. Berchon.

Categoria Juvenil (4º e 5º ano)

  • 1º Lugar: Quevelen Castro do Nascimento, trabalho: A Fazenda – professora Gloria Elisa Duarte Barcellos, da Emef Núcleo Habitacional Dunas.
  • 2º Lugar: Daniele Costa Gonçalves, trabalho: Fazenda da Genoveva – professora Maria de Fátima da Silva Reis, da Emef Núcleo Habitacional Dunas.
  • 3º Lugar: Douglas Mickael Mailahn Kohn, trabalho: A Fazenda – professora Cleuza Regina Wetzel, da Emef Dr. Berchon.
Botão Voltar ao topo