Feira de Páscoa em Caxias vende 20 toneladas de peixe vivo
Feira da Semana Santa movimentou o centro da mais importante cidade da Serra Gaúcha
A Feira do Peixe Vivo da Semana Santa 2023 em Caxias do Sul foi um grande sucesso. Durante os três dias de evento, cerca de 20 mil quilos de peixe vivo foram vendidos na Rua Sinimbu, em frente à Catedral Diocesana.
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul (SMAPA) contabilizou as vendas e destacou a qualidade dos produtos oferecidos. A produção veio de cinco piscicultores caxienses, que se dedicam a oferecer o melhor para a população.
Para o produtor Telmo Capeletti, de Forqueta, a Feira do Peixe Vivo da Semana Santa 2023 teve seus altos e baixos. “Houve dias com maior circulação de pessoas e outros mais calmos”, diz ele. A maior procura foi pelas carpas.
Segundo Telmo e sua família, que o auxiliaram nas vendas, o perfil dos consumidores foi variado. Embora tenha havido poucos jovens, muitas pessoas de meia-idade compareceram à feira. “Elas perguntavam bastante sobre como limpar e preparar o peixe”, acrescenta Telmo.
A Feira do Peixe Vivo da Semana Santa 2023 em Caxias do Sul foi um sucesso não apenas para os produtores de peixe, mas também para os consumidores. Rosemere Mesari, por exemplo, levou para casa um bagre comprado na feira por R$ 23,00/kg. Ela planeja preparar um delicioso almoço de Sexta-feira Santa para quatro pessoas da família. “Vamos assar o peixe no forno. A receita é da minha irmã, que sabe fazer de tudo, até peixe grelhado em folha de bananeira”, conta Rosemere.
Além dos peixes, a feira também ofereceu vinhos e sucos de uva das Vinícolas Pagliosa e Sabor da Serra. Embora ainda não tenham contabilizado o total das vendas, as cantinas consideraram a procura boa por parte dos consumidores. “A expectativa maior é para o último dia. Até agora, o vinho mais procurado é o tinto bordô”, avalia Pedro Tonietto, da Sabor da Serra.
A Feira do Peixe Vivo da Semana Santa é um evento tradicional em Caxias do Sul. Embora tenha sido cancelada em 2020 devido à pandemia de Covid-19, a feira foi retomada em 2021 e registrou a comercialização de 18 toneladas de peixe naquele ano. Em 2022, o volume comercializado aumentou para 25 mil quilos.
Em anos anteriores, a feira chegou a registrar recordes de vendas de cerca de 50 toneladas de peixe (em 2009 e 2013). Isso mostra o quanto a população de Caxias do Sul valoriza esse evento e os produtos oferecidos pelos piscicultores locais.