Cidades do RSRio Grande do Sul

Escola de Nova Petrópolis faz intercâmbio cultural com alunos de São Paulo

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Jacob Jaeger, do Pinhal Alto, em Nova Petrópolis, têm participado de uma experiência diferente em sala de aula, através do projeto “Caixa da Natureza”. Desde o começo do ano letivo de 2023, 18 crianças entre 3 e 4 anos de idade reúnem itens que mostram as belezas naturais de Nova Petrópolis para enviar aos estudantes da Escola Recreio, localizada em Alto dos Pinheiros, em São Paulo.

Como retribuição, os alunos nova-petropolitanos também irão receber uma caixa com itens que simbolizam a cidade paulista.

A coordenadora pedagógica da Escola Jacob Jaeger, Catiane Hansen, conta que o projeto do intercâmbio entre as duas instituições surgiu após os professores da educação infantil acompanharem algumas publicações na página do Facebook “Ser criança é natural”.

Através dessa plataforma, eles puderam ver o quanto essa troca de informações pode ser benéfica para as crianças e ajudar também na divulgação do município para outras populações, além de estimular o “desemparedamento” da educação infantil e o brincar ao ar livre – como sugerem diversas instituições que tratam dos cuidados na primeira infância, como a Associação Nova Escola e a Rede Brasileira Urban95.

Na “Caixa da Natureza”, como está sendo chamada pelos professores e alunos, são colocados itens que falam sobre as belezas naturais de Nova Petrópolis. São folhas de plátano, terra encontrada na cidade, fotografias de passeios realizados para mostrar locais em que as crianças brincam, pedras recolhidas nesses passeios, e outras peças que formam um grande portfólio.

Em sala de aula e durante os passeios, que contam com a presença das famílias dos alunos, as professoras Caroline Kuhn, Stefanie Silveira e Carin Josiane Mallmann estimulam que os pequenos falem sobre o que desejam enviar aos novos amigos. Através de desenhos, de histórias que as crianças contam e as educadoras transcrevem e com a contribuição dos pais, a Caixa da Natureza vai tomando forma.

“A aceitação das famílias foi fundamental para o andamento do projeto. Eles participam, ajudam as crianças nas tarefas em casa e também enviando itens para montarmos a caixa. Tem sido uma experiência muito especial”, diz a professora Caroline.

Próximos passos

De acordo com a coordenadora pedagógica Catiane, o objetivo é concluir a organização da caixa até o final do mês de abril e realizar o envio para a escola paulista.

Com isso, o projeto passará a uma nova fase, que deve começar, de fato, no segundo semestre deste ano, com a ampliação da proposta para turmas do berçário, maternal e pré-escola da Jacob Jaeger. “Os professores das outras turmas já pedem para participar, então será muito bom expandir para as outras turmas e proporcionar isso aos alunos”, afirma Catiane.

Botão Voltar ao topo