Projeto Núcleo de Orquestras Jovens apresenta-se no Teatro Feevale
Evento, que ocorre na segunda-feira no Teatro Feevale, faz parte da programação de aniversário de 96 anos da cidade e marca a abertura das atividades em 2023
Novo Hamburgo é conhecida como a Capital Nacional do Calçado, mas a cidade está expandindo seus horizontes e buscando reconhecimento em outras áreas. Um exemplo disso é o Projeto Núcleo de Orquestras Jovens (NOJ), que está ampliando suas atividades a partir deste mês de abril e promete trazer ainda mais destaque para a cidade no campo da música.
O Projeto NOJ está iniciando um novo ciclo e, para comemorar, realizará sua Aula Inaugural no dia 17 de abril às 19h no Teatro Feevale. O evento contará com a participação especial da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e faz parte das celebrações dos 96 anos da cidade. O espetáculo foi planejado para destacar o trabalho do Núcleo e dar as boas-vindas aos integrantes, familiares, patrocinadores, apoiadores e autoridades. Será um momento especial para marcar o início dos aprendizados musicais que se estenderão ao longo de 2023.
Este mês também marca o início de oito novos polos do Projeto NOJ em bairros que ainda não eram atendidos pelo programa, incluindo Hamburgo Velho, Roselândia, Ideal, Canudos, Liberdade, Rondônia, Rincão e São José. Novos polos já estão em funcionamento nas escolas EMEB São Jacó, EMEB Francisca Saile, EMEB Imperatriz Leopoldina, EMEB Machado de Assis e EMEF Hermes da Fonseca. Além disso, estão sendo finalizadas as tratativas para abrir inscrições nas escolas EMEB Elvira Brand Grin, EEEM Dom Pedro II e Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini. Em março, também foi iniciado o Núcleo Avançado com 18 jovens músicos que já participam do projeto há algum tempo. Com isso, serão 8 novos polos em 2023, totalizando 16.
Até o ano passado, o Projeto NOJ contava com sete polos financiados apenas pela Administração Municipal. No entanto, a partir deste ano, foram captados recursos por meio da Lei de Incentivo para criar mais oito polos em escolas, de acordo com Renato Santos, coordenador pedagógico do NOJ. Ele também destaca que desde março estão sendo realizados encontros semanais no Centro de Cultura com o Núcleo Avançado do projeto para oferecer ensinamentos extras aos estudantes que se destacam. “Acredito que eles servirão de modelo e incentivo aos novos alunos que estão chegando”, conclui Renato.
Saiba mais sobre o Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo
O projeto Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo é uma iniciativa das Secretarias da Cultura e Educação para tornar a cidade um dos principais polos de educação musical da América Latina. Criado em setembro de 2018 em parceria com o Instituto Arlindo Ruggeri, o programa oferece aos alunos das escolas municipais aulas de instrumentos musicais, teoria, percepção musical e prática de conjunto. O objetivo é levar as aulas para 54 locais, incluindo escolas municipais e espaços públicos, com um total de 25 instrumentos divididos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.