4º Pedal da Paz é neste sábado (15) em Porto Alegre
Passeio ciclístico ocorre em frente à Usina do Gasômetro, às 9h
O 4º Pedal da Paz acontece neste sábado (15) em Porto Alegre. O tradicional evento é realizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e ocorre na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, às 9h.
Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente neste link e levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição filantrópica cadastrada na Prefeitura de Porto Alegre.
O passeio ciclístico, alusivo ao Dia Internacional do Ciclista, faz parte das comemorações dos 251 anos de Porto Alegre e da comemoração dos 25 anos da EPTC.
O evento vai reunir adeptos da mobilidade ativa em um trajeto de dez quilômetros com objetivo de valorizar a vida por meio de ações educativas, com reforço à cultura do respeito entre as pessoas nas relações diárias do trânsito.
Esta edição contará com a presença do pedal da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs). O grupo foi fundado em 2016, a partir da iniciativa de um grupo de pessoas com deficiência visual, com o objetivo de possibilitar à pessoas cegas ou com baixa visão, junto a amigos e familiares, pedalar pelas ruas de Porto Alegre. Serão 10 bicicletas com uma pessoa guia (pedaleiro) e uma pessoa com deficiência visual pedalando juntas.
Durante o encontro, será realizado um sorteio para 30 participantes do evento receberem uma massagem expressa, promovida pela construtora MRV. Além disso, a construtora irá disponibilizar uma mesa de hidratação que irá contar com um kit com frutas, água e isotônicos.
No fim do passeio, a EPTC irá receber os ciclistas para uma confraternização em que os inscritos vão concorrer a premiações em diversas categorias. Entre os prêmios será sorteada uma bicicleta com aro 29 e freio a disco, doada pela Panther Bikes.
Itinerário do Pedal da Paz – Início na praça Júlio Mesquita, avenida Presidente João Goulart, avenida Edvaldo Pereira Paiva (B/C), rua Fernando Lúcio da Costa (rua B), avenida Edvaldo P. Paiva, avenida Presidente João Goulart até retornar para a praça Júlio Mesquita.