O Hospital Moinhos de Vento, primeira instituição hospitalar do Sul do Brasil a ter 100% da energia consumida vinda de fontes renováveis, dá mais um passo em suas práticas sustentáveis. Em linha com o planejamento estratégico para o ciclo 2022-2026, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a CEEE Grupo Equatorial aprovaram a instalação de uma planta fotovoltaica sobre um dos estacionamentos do complexo de saúde.
O Hospital Moinhos de Vento investiu R$ 1 milhão para instalar uma planta fotovoltaica em um dos seus estacionamentos. Isso possibilitará que a energia nas salas e consultórios no prédio do DOC Melnick Even e de anexos administrativos do complexo seja oriunda das placas solares. O CEO do Hospital Moinhos, Mohamed Parrini, estima que o investimento voltará em cerca de 72 meses e que a economia será, em média, de R$ 13 mil por mês. Esse valor será aplicado em investimentos na própria instituição e reforça o compromisso do hospital com as práticas sustentáveis.
Nesses espaços, o Hospital Moinhos de Vento mantém setores voltados à tecnologia da informação, jurídico, administrativo, além de serviço de neurologia, telemedicina e o escritório de projetos do Proadi-SUS. As obras devem começar nos próximos dias, com finalização prevista em quatro meses. O superintendente administrativo, Evandro Moraes, explica que a ampliação de medidas sustentáveis é um dos pilares da gestão. “Nossa presença consolidada no mercado livre de energia não impede que continuemos buscando recursos para expandir a capacidade de consumo sustentável. As práticas de ESG são prioridade da nossa governança”, destaca.
Avanços em ESG
O Hospital Moinhos de Vento tem obtido avanços significativos em ESG, especialmente no cuidado com o meio ambiente. Em 2021, a instituição recebeu a certificação I-REC por ter 100% da operação hospitalar em sua sede alimentada por energia renovável. Isso foi alcançado no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol, pelo qual o hospital recebeu o Selo Ouro em 2022 pelo registro público sobre emissão de gases de efeito estufa.
Ainda em 2022, o hospital se tornou o único do Sul certificado com o ISO 14001:2015 pelas práticas ambientais e sustentáveis, atendendo a todos os padrões internacionais para implantação de seu Sistema de Gestão Ambiental. No mesmo ano, foi considerado o melhor do Brasil em sustentabilidade no Anuário Época Negócios 360.
Com 100% dos resíduos recicláveis de plástico e papel triados e tratados dentro da própria instituição, o Moinhos possui o projeto “Reciclagem Transformadora”, por meio do qual os materiais são transformados em matéria-prima para produção de sacos de lixo, papel higiênico ou biomassa. Esse projeto rendeu três premiações ao hospital no ano de 2022: Top de MKT da ADVB/RS, Top Cidadania da ABRH-RS e Prêmio Diamante da Associação Gaúcha de Qualidade. Também neste ano, foi o primeiro hospital do Estado a disponibilizar pontos de recarga de carros elétricos.