CASANEWS

Limpeza e manutenção dos porcelanatos

Os porcelanatos são revestimentos muito usados nos projetos residenciais, pois oferecem beleza e qualidade para os ambientes. Eles se destacam pela variedade de cores, texturas, padronagens e formatos que podem combinar com diferentes estilos de decoração. Além disso, eles têm características técnicas que os tornam superiores a outros tipos de pisos, como a superfície uniforme, a baixa absorção de água e a alta resistência a danos físicos e químicos.

Outra vantagem dos porcelanatos é a facilidade de manutenção e limpeza, que garante a durabilidade e o aspecto de novo por mais tempo. No entanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de limpar os porcelanatos para evitar manchas, desgastes e ranhuras.

A Eliane Revestimentos é uma empresa brasileira que se dedica à produção de revestimentos cerâmicos há 60 anos. Com diferentes acabamentos, formatos e estilos, os porcelanatos da Eliane são reconhecidos pela qualidade e beleza que agregam aos ambientes. Para garantir a durabilidade e a conservação dos produtos, a empresa oferece algumas orientações de limpeza e manutenção, que devem ser seguidas pelos consumidores.

 

Foto por: Pro_Creator

Limpeza diária:

Para remover sujeiras soltas sobre o piso de porcelanato, o ideal é utilizar vassoura de pelos ou aspirador com bico de escova, que evitam arranhões sobre o porcelanato.

Logo após, indica-se a limpeza da superfície com uma esponja ou um pano macio úmido com detergente específico para pisos, diluído levemente em água (a proporção é descrita no próprio rótulo do produto). Ao final, deve-se utilizar um pano úmido somente com água pura para remover o detergente da superfície.

Os produtos comuns de limpeza – como os limpadores perfumados – também podem ser usados desde que estejam diluídos em água.

Em ambos os casos, é necessário retirar com pano seco o excesso dos produtos para finalizar o processo, pois se eles secarem sobre os revestimentos poderá ocorrer formação de uma película de difícil remoção.

Removendo manchas:

Para remover manchas persistentes, aplique saponáceo líquido cremoso diluído em água sobre o revestimento e deixe agir por pelo menos cinco minutos. Em seguida, esfregue suavemente com uma esponja macia e enxágue bem para evitar resíduos de espuma que possam causar novas manchas.

Se houver danos causados por graxa, óleo, giz de cera, lápis, ferrugem, suco, vinho, café ou refrigerante, limpe com um pano umedecido em detergente alcalino com saponáceo líquido ou álcool. No caso de graxa, óleo e giz de cera, a água morna também pode ser usada para ajudar a dissolver a sujeira e facilitar a remoção da mancha. Respingos de tinta devem ser removidos com solvente orgânico, detergente ou água raz. Esses produtos também são úteis para eliminar resíduos de cal e cimento. Lembre-se de enxaguar abundantemente após o uso desses produtos.

Foto por: Pro_Creator

Não utilize soluções com cloro ou ácidos:

Produtos que contêm ácidos ou cloro em alta concentração, como água sanitária, soda cáustica, acetona e amoníaco, podem danificar quimicamente a superfície dos revestimentos, causando manchas esbranquiçadas, foscas ou distorções no brilho. Esses danos são irreversíveis e não podem ser recuperados. É importante ter cuidado especial com essas soluções químicas ao lidar com porcelanatos polidos, pois esses revestimentos são menos resistentes a esses agentes.

Evitando riscos e arranhões:

Durante a limpeza, evite o uso de sabão e saponáceos em pó, pois os grânulos podem arranhar a superfície dos porcelanatos. Também não use escovas ou esponjas com cerdas de aço, pois elas podem riscar e danificar o revestimento, além de remover o brilho e o esmalte.

Uma dica útil é colocar capachos e tapetes de qualidade na entrada e saída para áreas externas para reter parte da sujeira que pode danificar a superfície dos pisos. Para superfícies brilhantes ou polidas, proteja os pés de cadeiras metálicas, armários e móveis para evitar arranhões.

Botão Voltar ao topo