Lajeado libera vacina contra a gripe para a população em geral
A Secretaria de Saúde de Lajeado vai disponibilizar doses de vacina da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe) para a população em geral no próximo sábado (20). Até o momento, apenas os grupos prioritários podiam ser imunizados. As doses já estão disponíveis em Unidades de Saúde de Lajeado.
Por conta da baixa procura pela imunização e pelo considerável aumento do número de casos, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da imunização. Já estavam aptos a receber a vacina crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, portadores de doenças crônicas, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo. Para as crianças é obrigatório a apresentação da caderneta de vacinação.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe iniciou em abril. Até o momento, a estimativa é de que apenas 30% do público-alvo foi imunizado. A iniciativa de liberar a imunização para a população em geral visa ampliar a cobertura vacinal contra a doença.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, o município apresenta um aumento de confirmação de Síndromes Gripais (SG) e Síndrome Respiratórias Agudas Graves (SRAG) causados pelo vírus Influenza A H1N1.
– Sazonalidades com prevalência deste subtipo de Influenza A tendem a ter mais casos de SG, SRAG e óbitos. Além da circulação desse vírus, ainda estamos detectando casos por Influenza B e Covid-19. Reforçamos que permanece a importância da vacinação dos grupos prioritários, que são os mais propensos ao desenvolvimento das formas mais graves da doença – explica Juliana.
Vacinação especial
O Posto do Centro estará aberto neste sábado, 20/05, das 8h às 14h, para atender o público que não consegue comparecer ao posto durante a semana.