De acordo com o balanço trimestral da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com base em dados do Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce), o setor de shopping centers teve um aumento de 6,8% nas vendas no primeiro trimestre de 2023.
Em comparação com o período pré-pandemia, houve um crescimento de 0,3% em relação ao mesmo intervalo de 2019. As regiões que apresentaram maiores elevações foram o Centro-Oeste e Nordeste, seguidos pelo Sudeste, Sul e Norte. A variação real de vendas média por m² foi de 6,6%. As categorias de lojas que tiveram as maiores variações foram Conveniência e Serviços, Entretenimento e Alimentação.
O número de visitantes em shoppings continuou a aumentar, estimulando ainda mais o comércio dentro deles. No primeiro trimestre de 2023, o fluxo de pessoas em shopping centers foi 13,2% superior ao do mesmo período do ano anterior.
Em março, os shoppings tiveram um crescimento de 2,4% em relação a março de 2022. O ticket médio em shoppings foi de R$ 128,91 e em lojas de rua foi de R$ 84,10. O fluxo de visitantes aumentou em 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, o aumento no número de visitantes e os bons resultados mensais do volume de vendas nas regiões pesquisadas levam à conclusão de que o setor de shopping centers se aproxima com velocidade do patamar pré-pandemia. “Entre os fatores externos que contribuíram para o crescimento no primeiro trimestre deste ano estão as menores pressões inflacionárias em bens industrializados, como vestuário no começo do ano, e avanços da renda real do trabalho. O resultado representa uma aceleração frente ao trimestre anterior, que havia sido impactado por fatores macroeconômico, como incertezas políticas, juros mais altos e pressões no orçamento familiar, que limitaram maiores avanços na atividade econômica geral”, comenta o executivo.