Pelotas ganha nova rede de dados de alta velocidade
A Redecomep, projeto pensado e estruturado desde 2005, foi oficialmente inaugurado no dia 11 de maio durante uma cerimônia na Universidade Federal de Pelotas. Formado por uma infraestrutura de fibra óptica capaz de transmitir dados em alta velocidade, a rede permite realizar pesquisas, experimentos e suporte ao funcionamento de serviços avançados de informação e comunicação. A Rede Recop é a versão local da Redecomep nacional, iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e já está sendo utilizada pela UFPel desde 2017, sendo possível graças à parceria com a Vetorial Tecnologia, que realizou um investimento superior a R$ 150.000,00 e é a empresa responsável pela manutenção e gestão técnica da Redecomep.
Ao todo, são mais de 50 quilômetros de fibra óptica que interligam as unidades da UFPel do Centro ao Campus Capão do Leão, a sede da Embrapa Clima Temperado na Cascata, a Prefeitura de Pelotas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e outros parceiros. Graças à rede, é possível reduzir custos de conexão, além de aumentar a velocidade e oferecer melhor condição de ensino, pesquisa e extensão, reforçando também a segurança e a democratização do acesso à internet.
Infraestrutura de alta qualidade
A rede foi instalada no final de 2019, mas a inauguração oficial foi adiada devido à pandemia. Em 2006 já havia acontecido uma tentativa de implementá-la na região, mas sem sucesso. Em 2013, o projeto recebeu novas tratativas graças ao convênio firmado entre UFPel, CEEE e a RNP, mas foi a entrada da Vetorial que viabilizou a sua concretização através da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, em 2016. Segundo o documento, a Vetorial ficaria responsável pela implantação e manutenção da RECOP. Entre 2017 e 2019, foram sete fases do projeto ativando a rede em cada um dos parceiros.
O CEO da Vetorial e Grupo Razaoinfo, Cristiano Dutra Borges, destacou que através desse tipo de projeto a empresa consolida a sua missão de impulsionar o desenvolvimento humano, social e educacional pela inovação. “Estamos muito satisfeitos de participar da comunidade e ver que algumas ações da empresa, mesmo sendo privada, consegue impactar milhares de pessoas. A parte mais importante é que são 22 pontos dentro de uma região que vai até o Capão do Leão conectada em uma rede de alta capacidade para desenvolver pesquisa, ensino e inovação”, citou ele durante a cerimônia.
De acordo com o diretor geral da RNP, Nelson Simões da Silva, a Rede está pensando 100 anos à frente. “Precisamos de uma capacidade abundante de conectividade e de uma população educada, temos um desafio de qualificação da sociedade através de uma rede comunitária, voltada para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão”, ressaltou.
Já a reitora da UFPel, Isabela Andrade, atentou para a contribuição de gestores e técnicos para que a rede esteja em pleno funcionamento. “O projeto passou por quatro gestões da Universidade e cada uma contribuiu de alguma forma para a instalação da rede, o que ocorreu em um momento importante. A partir da instalação foi possível manter as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação da Universidade durante a pandemia”, salientou.
Estiveram presente ainda o gerente de Divisão da Superintendência de Produtos e Serviços-Operações do Serpro, Gelsomar Souza Brasil, que chamou a atenção para a importância da iniciativa que permite a realização de diversas atividades que anteriormente eram feitas exclusivamente de forma presencial, o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Gustavo Heiden, para quem a Rede propicia conectividade, velocidade e qualidade para a atividade fim da instituição que é a pesquisa, e o assessor especial da Prefeitura de Pelotas, Luiz van der Lann. “O mundo virtual chegou e com a rede estaremos todos conectados atingindo milhões de usuários possibilitando um grande avanço para nossa região”, falou Lann.
A RNP já construiu 52 redes metropolitanas para educação e pesquisa em território nacional, presente em todas as capitais do Brasil e no Distrito Federal, além de 25 municípios do interior. São mais de 560 instituições usuárias e uma malha óptica com mais de 4 mil quilômetros de extensão, operando em velocidades entre 1 e 100 Gbits por segundo.
Sobre a Vetorial (www.vetorial.net)
A Vetorial foi criada em 1996 e é uma das pioneiras de acesso à internet na região sul do Estado. Hoje, a empresa conta com unidade de negócios corporativos com foco em empresas e governo em todo estado do RS com as marcas Vetorial, Bitcom e RazaoInfo, ofertando acesso internet com fibra óptica para o mercado B2B e também soluções de, firewall, datacenter e TI. A empresa, que também atua no varejo, foi citada sete vezes na pesquisa Top of Mind, da Revista Amanhã. Atualmente, possui 700 colaboradores e estrutura em mais de 100 cidades, com capilaridade e suporte para atender empresas de todos os portes.