No dia 17 de junho, às 17h, Richard John irá inaugurar a exposição intitulada “Desenhos Miméticos” no V744atelier, em Porto Alegre, sob a coordenação da artista Vilma Sonaglio. Essa exposição é o resultado de sua tese de doutorado, intitulada “Desenhos Miméticos e A Tirania da Forma”, defendida em 2018. Os trabalhos expostos exploram a representação e a cópia como elementos fundamentais da linguagem, tanto visual como escrita, tendo como ponto de partida o antigo conceito grego de mimese.
Richard John tem participado de diversas exposições coletivas desde o final dos anos 80. Destacam-se entre elas o 49° Salão Paranaense (1992), o XVI Salão do Jovem Artista (1996) e a mais recente, “Próxima Pintura, Pintura Próxima” (2022), uma exposição em homenagem ao colega e artista Gelson Radaelli, com curadoria de Eduardo Veras e Felipe Caldas. “Desenhos Miméticos” marca sua terceira exposição individual, sendo que as anteriores foram “Cosmogonia” em 1994 (Galeria Espaço Institucional, Casa de Cultura Mario Quintana) e “O Objeto Flutuante” em 2014 (Estúdio Clio).
A frase enigmática do famoso filósofo francês Sartre, “O inferno é o outro”, resumia de maneira irônica as diferenças e desafios da vida em sociedade. Ela também apontava para questões identitárias e a tendência humana de projetar nos outros. Já Roland Barthes, outro filósofo francês, propôs algo mais otimista ao escrever “Como viver juntos?”, um livro de 1977 que continua sendo relevante nos dias de hoje.
A exposição que será inaugurada neste sábado no V744atelier promete abordar essas e outras questões, representando o resultado de uma tese de doutorado e mais de quatro anos de trabalho. Para o artista, que tem explorado experimentos entre pintura e desenho desde 1988, a exposição não é apenas o produto desses quatro anos, mas a culminação de suas reflexões desde a década de 80.
“Desenhos Miméticos”. Exposição de desenhos de Richard John
Onde: V744atelier | Rua Visconde do Rio Branco, 744, Bairro Floresta, Porto Alegre
Quando: Abertura dia 17 de junho de 2023, sábado, às 17h. Visitação: até 11 de agosto de 2023, de quartas às sextas-feiras, das 14h às 17h.
Quanto: Entrada franca
Recomendação etária: 12 anos