PMNH apresenta proposta para distribuição de verba da Lei Paulo Gustavo
Secretaria Municipal da Cultura apresenta proposta de cronograma para a aplicação e distribuição dos recursos. Primeiro encontro do Diálogos Culturais da Lei ocorre nesta sexta-feira, dia 26
Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros nasceu em Niterói (RJ), em 30 de outubro de 1978. Ele ganhou visibilidade como artista ainda durante a sua formação e teve uma trajetória brilhante, na qual construiu e interpretou vários personagens marcantes ao longo de sua carreira. Infelizmente, faleceu precocemente em 4 de maio de 2021, devido a complicações decorrentes da covid.
Ele é mais conhecido por seus papéis como Dona Hermínia na comédia Minha Mãe é uma Peça e suas sequências e como Valdormiro na série Vai Que Cola do Multishow. Além disso, ele também foi um ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro.
Sua morte foi uma grande perda para a arte e a cultura nacional. No entanto, seu legado ficou marcado na história e foi homenageado com a criação da Lei Paulo Gustavo.
A Lei Paulo Gustavo (LPG) foi idealizada para simplificar o acesso aos recursos financeiros destinados à cultura, além de acelerar a sua distribuição aos produtores culturais. A LPG prevê o repasse de R$ 1.960.662,01 para a cidade de Novo Hamburgo. Esses recursos podem ser investidos no apoio a produções audiovisuais e salas de cinema, a capacitação, formação e qualificação no audiovisual, a cineclubes e a festivais e mostras, além de outras áreas da cultura. O destino e a quantidade de recursos dependem das diretrizes que serão discutidas a partir dos Diálogos Culturais nesta sexta-feira, dia 26 (ver detalhes abaixo), e em demais agendas que serão divulgadas para ouvir a comunidade cultural e a sociedade civil, em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural.
Os produtores de cultura terão acesso aos recursos por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada que serão promovidos pelos estados, municípios e Distrito Federal. Podem concorrer à verba da LPG pessoas físicas, empresas, pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como associações, fundações e organizações da sociedade civil que atuem na área de cultura. Além disso, os projetos submetidos ao Edital (que está em elaboração pela Secretaria da Cultura e será publicado em breve, devem ser das seguintes áreas:
Audiovisual
- Produções audiovisuais;
- Reforma, restauro, manutenção e funcionamento de salas de cinema;
- Capacitação, formação e qualificação em audiovisual;
- Apoio a cineclubes;
- Realização de festivais e mostras;
- Realização de rodadas de negócios;
- Memória, preservação, e digitalização de obras e acervos;
- Apoio a observatórios, publicações especializadas, pesquisas sobre o audiovisual;
- Desenvolvimento de cidades de locação;
- Apoio a micro e pequenas empresas;
- Serviços independentes de vídeo por demanda, cujo catálogo seja composto por ao menos 70% de produções nacionais;
- Licenciamento de produções audiovisuais para a exibição em redes de televisão pública;
- Distribuição de produções audiovisuais nacionais.
Demais áreas culturais
- Apoio ao desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária;
- Apoio, de forma exclusiva ou em complemento a outras formas de financiamento, a agentes, iniciativas, cursos, produções ou a manifestações culturais;
- Circulação de atividades artísticas e culturais já existentes;
- Desenvolvimento de espaços artísticos e culturais, de microempreendedores individuais, de micro e pequenas empresas culturais, de cooperativas, de instituições e de organizações comunitárias que tiveram as atividades interrompidas devido às medidas de isolamento social para o enfrentamento da pandemia.
PRIMEIRO ENCONTRO DO DIÁLOGOS CULTURAIS OCORRE NESTA SEXTA-FEIRA
O primeiro Diálogo Cultural da Lei Paulo Gustavo ocorrerá nesta sexta-feira, dia 26 de maio, às 16 horas, na Casa das Artes. O evento é aberto à comunidade e tem como objetivo discutir as diretrizes de aplicação da Lei para a construção, de forma conjunta, do plano de ação pensado especialmente para o município, com o objetivo de incentivar os produtores de cultura. Para participar, basta confirmar presença pelo e-mail culturanh@novohamburgo.rs.gov.br até as 17h do dia 25 de maio, quinta-feira.
A edição dos Diálogos contará com a presença do diretor de Articulação e Governança da Secretaria dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos, do secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, do diretor da Cultura, Alex Lassakoski, e da presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Denise Pacheco, para ministrar a roda de conversa e ouvir as sugestões dos agentes culturais presentes.
“A Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo preza pela construção coletiva da política cultural em nossa cidade, vem sendo assim desde o início de nossa gestão, ampliando o financiamento à cultura através de editais, uma experiência que será fundamental agora na implementação da Lei Paulo Gustavo em nossa cidade’, salienta o secretário Ralfe Cardoso.
Sobre o evento:
- O que: Diálogos Culturais sobre a Lei Paulo Gustavo
- Quando: sexta-feira, dia 26 de maio, às 16h
- Onde: Casa das Artes de Novo Hamburgo (Avenida Primeiro de Março, 59, no Centro)
- Quem pode participar: o evento é aberto ao público interessado.
- Como: confirmar presença pelo e-mail culturanh@novohamburgo.rs.gov.br até as 17h do dia 25 de maio, quinta-feira.
CONFIRA O CRONOGRAMA SUGERIDO PELA SECRETARIA DA CULTURA:
Maio
Diálogos Culturais – Processo de mobilização e escuta para formulação das diretrizes que definirão a destinação dos recursos em Novo Hamburgo.
Junho
Busca Ativa – Promoção de atividades e visitas voltadas para a aproximação de agentes culturais, empresas e entidades locais para participação dos processos de capacitação e qualificação com a finalidade de maior apropriação da oportunidade gerada pela Cultura.
Capacitação – Contratação de profissionais para qualificação e capacitação dos agentes culturais locais para formulação de projetos voltados para o recurso previsto para Novo Hamburgo e também para os editais que ficarão sob a gestão da Secretaria Estadual da Cultura RS.
Julho
Mutirão de Ideias – Contratação de profissionais para escuta de ideias e auxílio para formatação de projetos com vistas a atender as exigências cabíveis em cada modalidade proporcionada pela LPG.
- Entrega do Plano de Ação
- Publicação do Edital
Agosto
Inscrições – Abrem-se as inscrições dos projetos conforme as especificidades de área.
Setembro
Avaliação – Seleção dos Projetos dos artistas municipais da LPG
Outubro
Homologação e Contratação – Preparação dos recursos dos Projetos da LPG, homologação e empenho.
Novembro e Dezembro
Empenho e Pagamentos