CASANEWSSanta Catarina

Como criar luz natural em ambientes fechados

Arquiteta Bia Kestering mostra soluções para iluminar espaços residenciais e corporativos com tela tensionada

Arquiteta-Bia-Kestering-CasaCor-Santa-Catarina-2023-Balneário-Camboriú-(4)
Arquiteta Bia Kestering – CasaCor Santa Catarina 2023 -Balneário Camboriú – Foto por: Fabio Jr. Severo

A iluminação é um dos elementos mais importantes de um projeto arquitetônico, pois além de garantir a funcionalidade, valoriza os objetos e o mobiliário. Mas como conseguir um efeito de luz natural em ambientes que não têm janelas ou aberturas? Uma das alternativas é usar a tela tensionada, uma estrutura flexível que emite uma luz difusa e uniforme, sem sombras ou contrastes.

Publicidade

A arquiteta Bia Kestering, que assina o ambiente Gourmet Opponere na CASACOR Santa Catarina, em Balneário Camboriú, explica como aplicar essa técnica em diferentes espaços, tanto residenciais quanto corporativos. Em seu projeto, ela usou a tela tensionada no lavabo, criando uma sensação de dia claro e aconchegante.

Arquiteta-Bia-Kestering-CasaCor-Santa-Catarina-2023-Balneário-Camboriú-(1)
CasaCor Santa Catarina 2023 – Foto por: Fabio Jr. Severo

Segundo ela, a tela tensionada tem a vantagem de se adaptar à marcenaria e à decoração, além de trazer um toque cênico e glamouroso ao ambiente. Ela recomenda planejar o uso dessa estrutura desde o início do projeto, para garantir uma instalação adequada.

Publicidade

Em áreas residenciais, a arquiteta sugere usar a tela tensionada como fundo para estantes, bares e áreas de recepção. Ela também indica o uso em closets, penteadeiras, paredes e forros. Em áreas comerciais, ela destaca o efeito da tela tensionada em salas de reuniões, vitrines e provadores.

Para regular a intensidade da luz, ela recomenda usar um dimmer, que permite ajustar o nível de luminosidade de acordo com a necessidade. Ela também orienta direcionar a iluminação para os detalhes que se quer evidenciar, como texturas, cores e formas. Para isso, ela sugere usar spots com focos variados, luminárias de chão e neon led.

Arquiteta-Bia-Kestering-CasaCor-Santa-Catarina-2023-Balneário-Camboriú-(2)
CasaCor Santa Catarina 2023 – Foto por: Fabio Jr. Severo

“A luz da tela tensionada tem uma ótima função de deixar o ambiente mais iluminado num todo e, por isso, deve ser dimensionada com cautela para cada tipo de uso”, conclui a arquiteta.

SERVIÇO:

  • O que: CASACOR/ SANTA CATARINA – Balneário Camboriú
  • Aberta ao público: até 23 de julho
  • Horário de funcionamento:
    – De terça a sábado – incluindo feriados – das 13h às 21h
    – Aos domingos das 13h às 19h.
  • Onde: The Spot One, anexo ao Balneário Shopping
  • Valor do ingresso: R$ 80,00
  • Endereço: Avenida Santa Catarina, 1 – Estados, Balneário Camboriú
    – Acesso à mostra: Piso L2 do Balneário Shopping

Botão Voltar ao topo