Gastronomia

Bolo trufado de chocolate

Ingredientes:

MASSA

6 claras
6 gemas
15 gramas de fermento em pó
200 gramas de chocolate em pó solúvel
150 ml de água morna
400 gramas de farinha de trigo
350 gramas de açúcar refinado
150 ml de óleo

RECHEIO E COBERTURA

1 caixinha de Creme de Leite Mococa
Manteiga Mococa para untar
1 kg de chocolate ao leite em barra fracionado picado
20 ml de rum, uísque ou licor
1 caixinha de chantilly

Modo de preparo:

MASSA

Misture as claras com 1 colher (de café) do fermento em pó. Bata em ponto de neve bem firme, até levantar picos. Reserve. Em uma vasilha derreta o chocolate em pó na água morna, mexa bem e reserve. Em uma tigela coloque os ingredientes na seguinte ordem: farinha de trigo, açúcar e o restante do fermento em pó. Com o auxílio de uma colher, misture bem. Em seguida faça uma cova e coloque as gemas, o óleo e o chocolate derretido e frio.

Misture tudo e leve à batedeira até que a massa fique clara e dobre de volume. Feito isso, desligue a batedeira e acrescente as claras reservadas, mexendo delicadamente até incorporar.

Coloque a massa em uma forma com aro de 30 cm ou em uma assadeira média, untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno médio (180ºC) por 45 minutos, quando colocar um palito no centro do bolo e este sair seco. Reserve.

RECHEIO/COBERTURA

Em uma tigela coloque 600 gramas de chocolate ao leite e acrescente o creme de leite. Leve ao micro-ondas na potência máxima por 2 minutos. Retire e misture bem, até ficar homogêneo.

Acrescente o rum, mexa bem para incorporar e reserve. Em uma batedeira bata o chantilly até o ponto bem firme. Misture ao chocolate com creme de leite (que já deve estar frio) e reserve. Separadamente, em outra tigela, coloque o chocolate ao leite restante.

Leve ao micro-ondas na potência máxima por 2 minutos e mexa bem, até que derreta totalmente, e reserve.

MONTAGEM

Corte a massa ao meio e recheie-a com o creme de chocolate e chantilly. Finalize banhando o bolo na mistura de chocolate derretido com creme de leite.

Botão Voltar ao topo