Campanha contra furtos no comércio de São Leopoldo mobiliza entidades e lojistas
A iniciativa visa incentivar o registro do boletim de ocorrência para auxiliar nas investigações e na prevenção dos crimes
O problema dos furtos na cidade
O comércio de São Leopoldo vem sofrendo com o aumento dos furtos, principalmente na região central. Os lojistas se sentem inseguros e impotentes diante da ação dos infratores, que se aproveitam da sensação de impunidade. Para enfrentar esse problema, as entidades ACIST-SL, CDL São Leopoldo e Sindilojas São Leopoldo e o CONSEPRO lançaram nesta quarta-feira, 4, a campanha “Chega! Diga Não aos Furtos no seu Comércio”.
A importância do boletim de ocorrência
A campanha tem como objetivo estimular os comerciantes a registrarem o boletim de ocorrência sempre que forem vítimas de furto. Esse documento é fundamental para que as autoridades policiais possam investigar os casos, identificar os autores, monitorar as áreas mais afetadas e elaborar as estratégias de atuação. “As notificações das ocorrências são as peças inaugurais que nos ajudam nas investigações, monitorar as regiões mais atingidas e elaborar as estratégias de atuação”, afirmou o delegado Eduardo Hartz, chefe da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), durante o lançamento da campanha na CDL São Leopoldo.
A delegada Cibele Savi, da 1ª Delegacia de Polícia, reforçou que quanto mais exata a informação, mais se consegue individualizar os delitos para chegar aos seus autores. “É justamente a partir dos dados apontados no Boletim de Ocorrência que conseguimos realizar muitas operações que levam à condenação”, destacou.
A participação dos lojistas
Os presidentes das entidades envolvidas na campanha ressaltaram que a participação dos lojistas é essencial para o sucesso da iniciativa. “Esta campanha é resultado dos pedidos de ajuda por parte dos lojistas que, por sua vez, terão a incumbência de contribuir”, disse Olinto Menegon, presidente da CDL São Leopoldo. Felipe Feldmann, presidente da ACIST-SL e representante do Sindilojas São Leopoldo, também enfatizou que a colaboração de todos contribuirá para a redução dos casos. Para facilitar o registro do boletim de ocorrência, serão distribuídos cartazes com os canais de denúncia, que vão desde o boletim eletrônico ao posto móvel da Brigada Militar localizado na rua Independência.
A presença das autoridades
O evento contou com a presença de autoridades da segurança pública e do poder público municipal, que demonstraram apoio à campanha. Entre eles estavam o capitão do 25º BPM João Gabriel Dill, o delegado André Serrão, o comandante da Guarda Municipal José Carlos Pedrosa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico Juliano Maciel e o diretor de Segurança Pública da ACIST-SL e presidente do CONSEPRO Rogério Daniel da Silva. Além disso, vários lojistas compareceram ao lançamento da campanha e manifestaram sua adesão à proposta.