Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Prefeita de Pelotas pede cuidado à população após ciclone

Paula Mascarenhas fez uma live nesta sexta-feira (14) para avaliar os estragos e as ações da Prefeitura

Riscos nas ruas

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, fez uma transmissão ao vivo nesta sexta-feira (14) para falar sobre os danos causados pelo ciclone que atingiu a cidade na quinta-feira (13) e as medidas tomadas pela Prefeitura para recuperar a normalidade. Ela alertou para os riscos de fios energizados e árvores danificadas pelo vento forte, que chegou a quase 100 km/h, e pediu que a população tenha cuidado e atenção ao sair de casa. Ela também disse que ainda está avaliando a possibilidade de decretar situação de emergência.

“É importante ter a colaboração da comunidade, porque a cidade oferece ainda alguns riscos como consequência do que aconteceu. Então, por exemplo, se vocês forem numa praça, por favor cuidem, olhem pra cima, olhem os galhos que estão soltos por força do vento porque nossas equipes não conseguiram percorrer todas as áreas verdes, nós ainda estamos nesse processo. Também ainda existem cabos energizados soltos e caídos sobre calçadas e ruas, a CEEE-Equatorial está trabalhando, mas precisamos da colaboração das pessoas para que fiquem atentas e se exponham a riscos”, destacou. Equipes da Prefeitura estão percorrendo as áreas de maior fluxo de pessoas para avaliar a situação dos fios e cabos elétricos e instalar sinalização de alerta à população.

Prefeita-de-Pelotas-avalia-estragos-do-ciclone-e-alerta-sobre-riscos
Foto por: Rodrigo Chagas

Solidariedade aos atingidos

A prefeita aproveitou a live para reforçar as campanhas de arrecadação de agasalhos do município, que continuam em andamento. Ela disse que muitas famílias foram afetadas pelo ciclone e pelo frio que se seguiu e que precisam de ajuda. “Muitas famílias foram atingidas, a chuva passou mais veio o frio e para enfrentar isso estamos lançando uma nova campanha para pedir a solidariedade dos pelotenses para arrecadar agasalhos, calçados, cobertores, colchões, alimentos não perecíveis, rações para pets e materiais de construção para atender as famílias atingidas”, disse.

As doações de roupas e alimentos podem ser feitas nos pontos de arrecadação espalhados pela cidade (veja lista abaixo). Para doar materiais de construção pode-se fazer contato com a Prefeitura pelo número (53) 3225-0183.

Abastecimento de água

A prefeita também informou que o abastecimento de água está sendo normalizado aos poucos na cidade, depois que a CEEE Equatorial restabeleceu a energia elétrica nas Estações de Tratamento de Água e nos reservatórios durante a madrugada desta sexta-feira (14). Apenas o reservatório R13 ainda está sem energia elétrica. A ETA Quilombo e o Arroio Pelotas também permanecem sem energia elétrica, o que afeta o abastecimento das regiões atendidas pela ETA Sinnott (Areal, Dunas, Bom Jesus, Sanga Funda, Arco-Íris, Vasco Pires, Laranjal, Moradas 2, Liberdade, Arcobaleno e proximidades).

Operação de rescaldo

Conforme a prefeita, as equipes envolvidas na retirada de árvores, galhos e objetos derrubados pelo ciclone estão priorizando os locais onde o abastecimento de energia elétrica e água está prejudicado e depois vão atuar onde os destroços atrapalham a passagem de pessoas e o trânsito. Em seguida, vão seguir para as áreas verdes. As equipes da Prefeitura devem manter os mutirões de trabalho durante todo o final de semana para reduzir os danos e bloquear locais que apresentem riscos à população. O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, estima que todo o trabalho de recuperação e podas, incluindo as áreas verdes, demore algumas semanas para ser concluído.

Nesta sexta-feira (14) as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) estão atuando nas avenidas Bento Gonçalves, Duque de Caxias, Dom Joaquim, Fernando Osório, Ferreira Viana e na rua Marcílio Dias. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) está fazendo a sinalização dos locais onde há fios caídos ou árvores bloqueando a passagem. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) está auxiliando na retirada de árvores nas estradas do interior. A Secretaria de Assistência Social (SAS) está fazendo o cadastro das famílias atingidas e distribuindo lonas e cestas básicas. A Defesa Civil está monitorando a situação e atendendo as ocorrências pelo telefone 199.

Pontos de arrecadação

  • Prefeitura Municipal – Praça Coronel Pedro Osório, 101
  • Secretaria Municipal de Assistência Social – Rua Marechal Deodoro, 404
  • Secretaria Municipal de Educação e Desporto – Rua Lobo da Costa, 502
  • Secretaria Municipal de Saúde – Avenida Bento Gonçalves, 3395
  • Secretaria Municipal de Cultura – Praça Coronel Pedro Osório, 8
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – Rua General Neto, 1119
  • Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – Avenida Duque de Caxias, 1580
  • Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental – Rua Dona Mariana, 48
  • Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura – Rua Conde de Porto Alegre, 1333
  • Sanep – Avenida Domingos de Almeida, 1785
Botão Voltar ao topo