Rio dos Sinos sobe e ameaça moradores de São Leopoldo
Defesa Civil emite alerta preventivo para áreas de risco de inundação e monitora a situação do rio
São Leopoldo – A chuva intensa que atinge a região metropolitana de Porto Alegre nos últimos dias elevou o nível do Rio dos Sinos e colocou em alerta os moradores de São Leopoldo. Segundo a Defesa Civil do município, o rio atingiu a marca de 4,31m na manhã deste sábado (15), ultrapassando o limite de 4,30m que indica risco de inundação. A tendência é que o rio continue subindo, já que em Campo Bom, a montante, o nível também está em elevação.
Plano de Contingência
Diante desse cenário, a Defesa Civil acionou o Plano de Contingência para Inundações (Placon), que estabelece os protocolos e as medidas a serem adotadas em casos de desastres naturais. O coordenador técnico da Defesa Civil, explicou que o status de alerta significa que há possibilidade de cheia do rio e que é preciso prevenir a população. “Nós estamos percorrendo as áreas mais vulneráveis, como a rua da Praia e o fundo da rua das Camélias, e orientando os moradores sobre os cuidados necessários”, disse.
O Placon prevê diferentes níveis de atuação da Defesa Civil conforme a altura do rio:
- Até 3,50m – status: observação
- Acima de 3,50m – status: atenção /monitoramento intensivo
- Até 4,30m + indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas – alerta de inundação
- Acima de 4,50m – status: início atingimento na via Rua da Praia e Rua das Camelias.
- Acima de 5,10 – status: alarme – início atingimento Rua Alberto Ramos – Feitoria/São Geraldo.
Emergência
A Defesa Civil orienta os moradores a ficarem atentos aos sinais de alagamento e a não permanecerem em locais próximos ao rio. Em caso de emergência, os telefones para contato são: 153 (Guarda Civil Municipal), 193 (Corpo de Bombeiros Militar), (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852 (Defesa Civil).