Variedades

Por que casamos? Livro explora as origens e os desafios do vínculo conjugal

Pesquisadora usa história, biologia, neurociência e psicologia para instigar o pensamento crítico sobre a vida a dois

Capa-final-Por-que-casamosO casamento é uma instituição social que existe há milhares de anos, mas que está em constante transformação. O que leva as pessoas a se unirem em matrimônio? Como o amor e o sexo influenciam essa decisão? É possível ser fiel e feliz na relação conjugal? Essas são algumas das perguntas que a professora e historiadora Marcia Esteves Agostinho busca responder em seu livro “Por que casamos? Sexo e amor na vida a dois”, lançado pela editora Almedina Brasil.

Uma viagem pela história do casamento

A autora, que é mestre e doutoranda em História pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, propõe uma viagem pela história do casamento, desde as sociedades primitivas até os dias atuais. Ela mostra como o vínculo conjugal foi influenciado por fatores como poder, procriação, religião, cultura e economia. Além disso, ela recorre a outras áreas do conhecimento, como a biologia evolutiva, a neurociência e a psicologia, para explicar os aspectos biológicos, emocionais e comportamentais envolvidos na escolha do parceiro ou da parceira.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, a pesquisadora apresenta a evolução do vínculo conjugal ao longo da história, e toma como referência os modelos de organização social, da selva à civilização. As relações entre poder e procriação, bem como as funções do amor e do sexo, também são abordadas. A segunda parte, centrada em temas do presente, discute assuntos característicos dos casamentos modernos: união, infidelidade, rompimento e reconciliação. No último segmento, a autora explora as possibilidades de futuro para o matrimônio.

Um convite ao pensamento crítico

Marcia Agostinho não pretende dar receitas ou conselhos sobre como ter um casamento feliz e duradouro. Ela quer instigar o pensamento crítico sobre o tema, apresentando múltiplas perspectivas e questionando os padrões sociais. Ela também compartilha suas próprias experiências como esposa e mãe, conciliando há 30 anos a dedicação à família com a carreira acadêmica.

O prefácio do livro é assinado pelo escritor Deonísio da Silva, indicado ao Nobel de Literatura de 2022, que elogia o trabalho da autora: “Quem ler este livro não sairá dele como entrou. A autora desarruma os sentimentos, os seus e os dos leitores, para rearruma-los de outros modos”.

“Por que casamos? Sexo e amor na vida a dois” é um livro que convida os leitores a refletirem sobre suas próprias escolhas e expectativas em relação ao casamento. É uma obra que combina rigor científico com sensibilidade humana, oferecendo uma visão ampla e atualizada sobre um assunto que nunca sai de moda.

Ficha técnica

Título: Por que casamos? Sexo e amor na vida a dois
Autora: Marcia Esteves Agostinho
Editora: Almedina Brasil
ISBN: 9786554271202
Formato: 21x14x1,1cm
Páginas: 280
Preço: R$ 90,00
Onde encontrar: Almedina Brasil, Amazon

Sobre a autora

Marcia-Esteves-Agostinho
Marcia Esteves Agostinho – Foto: Divulgação

Marcia Esteves Agostinho é casada e mãe de um casal de filhos. Há 30 anos, concilia a dedicação à família com a carreira acadêmica, atuando como professora, orientadora, pesquisadora e autora. É doutora em Engenharia pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, e mestre e doutoranda em História pela Universidade de Rochester, NY, EUA. Suas áreas de pesquisa são as ciências da complexidade e a história das emoções, cujos resultados ela tem apresentado em livros e artigos publicados internacionalmente.

Botão Voltar ao topo