Riachuelo lança coleção Cria com jovens designers
Collab agênero celebra a efervescência das ruas e a cultura brasileira
A Riachuelo convidou cinco jovens estilistas de diferentes regiões do Brasil para criar a CRIA, uma coleção que vai além da expressão individual, abraçando também a representatividade, a comunidade e o senso de pertencimento. Essa iniciativa nasceu do desafio “Qual Moda para qual Mundo?”, idealizado pelo 1º Desafio do Instituto Casa dos Criadores e apoiado pelo Instituto Riachuelo.
Os estilistas Fernanda Lima, Francceska Jovito, Gabrielle Silva, Geremias Marins e Hector Luquini compõem a nova geração de criativos que se inspiram em suas vivências nas favelas brasileiras para cada peça da coleção. Através de um estilo streetwear, eles expressam atitude e contam histórias da cultura dos subúrbios por meio da moda.
A coleção é baseada na consciência social e na expressão, e inclui camisetas oversized, moletons, calças cargo e wide leg, croppeds, coletes, macacões, parkas, jaquetas e vestidos. Essas peças trazem à vida uma narrativa que valoriza a versatilidade e o conforto, além de promover a quebra de barreiras de gênero e a valorização de um estilo urbano com uma estética visual periférica, muitas vezes incompreendida, mas com orgulho.
As tendências e o estilo das ruas são traduzidos em looks com uma paleta de cores que privilegia o preto e branco, o terracota e o bege, remetendo às estruturas arquitetônicas dos subúrbios. Estampas inspiradas em grafites e molduras urbanas também fazem parte da coleção. Uma estampa em destaque é a “origens”, presente em um vestido e uma blusa de tule, que traz inúmeras gírias e frases como “Oxi”, “Né”, “Massa”, “Bicho”, “Fita”, “Pega a visão”, “Mó Cota” e tantas outras faladas nas ruas das periferias e cidades do país.
A coleção é confeccionada na fábrica Guararapes da Riachuelo em Natal, no Rio Grande do Norte, utilizando 100% de energia renovável. Além disso, a coleção prioriza o reaproveitamento de tecidos e aviamentos que estavam no estoque da operação fabril da marca, utilizando-os em suas cores originais para evitar tingimentos e estampas digitais, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.