Rio Grande do Sul

Igrejinha inicia restauro da casa centenária Steinhaus

Obra da Casa de Pedra iniciou neste 25 de julho, como parte dos preparativos para o bicentenário da imigração alemã no Brasil

A Casa de Pedra – Steinhaus – está em processo de restauração, faltando apenas um ano para o bicentenário da imigração alemã. No dia 25 de julho, foi iniciada a primeira etapa da obra, focada na restauração da parte estrutural e da cobertura da edificação, mantendo suas características originais. Neste estágio inicial, a equipe de trabalho chegou ao local e começou a retirar as telhas, com previsão de entrega concluída em três meses.

A casa foi construída em 1862 pelo empreendedor Tristão Monteiro e é uma das edificações mais antigas de Igrejinha/RS. Ao longo do tempo, desempenhou diversas funções, desde receber os primeiros imigrantes alemães e seus descendentes na região até servir como pousada para operários da via férrea, armazém de produtos variados, entre outros usos. O objetivo do restauro é preservar e ressaltar a arquitetura do prédio, mantendo sua originalidade e atribuindo-lhe uma nova função, além de conservar o patrimônio histórico do Vale do Paranhana.

Empresas participantes

O projeto de restauro é conduzido pela empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais e conta com o patrocínio dos Irmãos Kunst Incorporadora e Construarte Engenharia e Construções, bem como o apoio do Município de Igrejinha. A compra de telhas e madeiras foi realizada pela Prefeitura Municipal de Igrejinha, utilizando recursos destinados ao projeto. A empresa Trevo Estruturas Metálicas fará a doação das estruturas metálicas para esta fase do processo, enquanto a Construarte é a responsável pela execução da obra.

A CEO da empresa Movimento e gestora do projeto de restauro da Steinhaus, Daniela Schmitt, demonstra alegria e realização com o andamento do projeto. Ela ressalta a importância do apoio dos Irmãos Kunst Incorporadora e Construarte Engenharia e Construções, destacando que a parceria permite unir a obra de restauração ao projeto de preservação, com o intuito de inspirar outras empresas de Igrejinha a reconhecer a relevância de preservar esse Patrimônio Cultural.

O engenheiro e diretor executivo da Construarte Engenharia e Construção, Leandro Kunst, explica que decidiram participar do projeto por considerarem uma responsabilidade social auxiliar as comunidades onde atuam. Além disso, a Casa de Pedra tem uma ligação histórica com o desenvolvimento econômico da região e com a família Kunst, que frequentava o local no passado.

Enquanto a primeira etapa da restauração avança, o projeto está sendo adaptado para a segunda etapa, que abrangerá a parte externa e interna das paredes e aberturas, além de uma exposição. O objetivo é inscrever o projeto no mês de agosto através da Lei Rouanet para a captação de recursos.

Informações

Para saber mais detalhes sobre o projeto e acompanhar o progresso da obra, as pessoas podem acessar a página no Instagram @steinhaus.igrejinha. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone/WhatsApp (51) 996576602.

Botão Voltar ao topo