NotíciasRio Grande do SulVariedades

Artistas transformam muro de cemitério em galeria de arte urbana

Prefeitura de Caxias do Sul apoia iniciativa que reúne cerca de 50 grafiteiros no bairro Euzébio Beltrão de Queiróz

O muro do Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul ganhou novas cores e formas neste fim de semana. Cerca de 50 artistas participaram de uma grafitagem coletiva que ocupou 80 metros da face externa do muro, na Rua Vinte de Setembro. A intervenção artística teve como tema a consciência coletiva e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria do Meio Ambiente.

Uma nova conexão entre o bairro e a cidade

A grafitagem foi liderada pelo artista caxiense Fábio Panone e integra o encontro Sopa de Letra, organizado pelo projeto Mosaico na Quebrada. O projeto é uma iniciativa do Instituto SAMba, Vielas Espaço Cultural e Centro Tradicionalista do Graffiti É o Klan, com financiamento do Fundo Social da Sicredi Pioneira. O objetivo é ampliar a conexão do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz com a cidade, valorizando a cultura e a identidade local.

O prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris e o secretário do Meio Ambiente, João Uez, visitaram o local no sábado à tarde e elogiaram a iniciativa. Eles também deixaram suas marcas registradas no espaço, pintando algumas letras junto aos artistas.

A vice-prefeita Paula Ioris aproveitou para conhecer outra obra de arte urbana que estava sendo realizada na parede lateral externa de uma residência no interior do bairro. O artista Róger Zortéa grafitou uma imagem de uma pomba e as inscrições Paz e um versículo bíblico, atendendo ao pedido do proprietário do imóvel. A intervenção foi concluída no domingo e se soma a outras já existentes na mesma rua.

Publicidade

Ações sociais e de saúde também marcaram o evento

Além da grafitagem, o evento também contou com ações sociais e de saúde para os moradores do bairro. A Secretaria da Saúde, por meio da UBS Cinquentenário, ofereceu serviços do programa Consultório na Rua, como vacinas contra a covid-19 e gripe, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos. O Serviço Especializado em Abordagem Social, vinculado ao Centro Pop da Fundação de Assistência Social, acompanhou a ação e atuou junto ao seu público.

Botão Voltar ao topo