NotíciasRio Grande do SulVariedades

Mitti Mendonça expõe na Galeria de Arte Liana Brandão

A exposição “O fio do tempo ancestral”, da artista visual leopoldense, traz obras que exploram a poética negra, a identidade e a representatividade na arte

A Galeria de Arte Liana Brandão, em São Leopoldo, recebe até o dia 25 de agosto a exposição “O fio do tempo ancestral”, da artista visual Mitti Mendonça. A mostra reúne trabalhos que resultam da pesquisa da artista sobre as poéticas negras, evidenciando questões sobre identidade, protagonismo feminino e representatividade na arte.

Entre linhas, fios e tintas, Mitti Mendonça tece seus afetos e memórias

As obras de Mitti Mendonça são compostas por linhas, fios, ilustrações, pinturas e diferentes técnicas que revelam percepções figurativas, imersas em um universo entre natureza e cura. A artista traz à tona releituras têxteis de fotografias de seus álbuns de família e de arquivos públicos do século XIX, criando uma conexão entre o passado e o presente, entre o pessoal e o coletivo.

Mitti Mendonça é natural de São Leopoldo-RS e atua como artista visual, ilustradora, designer gráfico e escritora. Desde 2017, participa de feiras de arte e exposições em instituições do Brasil e do exterior, como Casa Brasil de Lisboa (Portugal), Galeria Ecarta (RS), Goethe-Institut Porto Alegre, Instituto Inhotim (MG), Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Parque das Ruínas (RJ) e Kunstmuseum Wolfsburg (Alemanha). Em 2022, lançou o livro de poesias Cavalos em Corrida Dentro da Garganta, pela Editora Estúdio Mar Edições.

Uma exposição para refletir e dialogar sobre a cultura afro-brasileira

De acordo com a artista, a exposição visa criar um espaço de reflexão e diálogo, valorizando as conexões humanas e a diversidade cultural. A mostra também amplia os debates acerca da Lei 10.639/2003, que visa fomentar o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.

A exposição “O fio do tempo ancestral” está aberta para visitação na Galeria de Arte Liana Brandão, localizada na Rua dos Andradas, 1234, Centro Histórico de Porto Alegre. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Visitação

Exposição O fio do tempo ancestral, de Mitti Mendonça

  • Local: Galeria de Artes Liana Brandão- Centro Cultural José Pedro Boéssio
    Rua Osvaldo Aranha, 934, centro, SL
  • Horário: 9h às 15h, de segunda a sexta-feira
  • Entrada gratuita
Botão Voltar ao topo