Formatura do Programa 3 Mil Talentos TI celebra a qualificação de jovens na área de tecnologia
Mais de 300 alunos receberam o diploma do curso gratuito oferecido pela Prefeitura de São Leopoldo em parceria com o Senac
Na última sexta-feira (11), o Teatro Municipal de São Leopoldo foi palco de uma cerimônia especial: a formatura dos alunos do Programa 3 Mil Talentos TI, uma iniciativa da Prefeitura de São Leopoldo que oferece bolsas para cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação (TI). Foram entregues mais de 50 certificados, totalizando 307 formandos.
O evento também marcou o início das aulas do quinto ciclo do Programa, que tem como meta oportunizar três mil bolsas até 2024, ano do bicentenário da cidade. O projeto faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura, que busca tornar São Leopoldo uma cidade mais inovadora, inclusiva e tecnológica.
Uma parceria de sucesso
O Programa 3 Mil Talentos TI é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Leopoldo, o Senac São Leopoldo, a Unisinos, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e o Polo de Informática de São Leopoldo. O Senac é o responsável por disponibilizar as capacitações, que são voltadas para jovens de 15 a 39 anos, residentes na cidade.
A diretora do Senac, Andresa Custódio, destacou o orgulho de formar mais uma turma deste projeto estruturado por tantas mãos. “Hoje, através dessa oportunidade cada um desses estudantes sai capacitado para o mercado de trabalho. Isso é muito importante para nós, através dessa parceria, temos a preocupação de entregar profissionais cada vez mais preparados”, disse.
Uma aposta no futuro
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, reafirmou que a Prefeitura aposta muito neste projeto. “Foram investidos R$ 2 milhões nessa parceria, um recurso considerável. Isso qualifica a mão-de-obra de jovens para que possam ter a possibilidade de acessar o mercado de trabalho da tecnologia, extremamente atraente. Às vésperas do bicentenário da migração alemã, 200 anos da nossa cidade e de todas as possibilidades que se abrem. São Leopoldo tem sido reconhecida como a cidade das oportunidades. Então a gente fica combinado assim, a prefeitura aposta em vocês, vocês apostam na cidade e juntos a gente constrói o futuro”, concluiu.
Também estiveram presentes no evento o secretário adjunto da Sedettec, Mário Rosito, a representante da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Patrícia Schneider, o vice-presidente de Tecnologia da Acist-São Leopoldo, Daniel Klafke, e a coordenadora do Programa 3 Mil Talentos Ti do Senac São Leopoldo, Gisele Steffen.