Zoológico de Sapucaia do Sul recebe fêmea de tamanduá-bandeira
Na noite de segunda-feira (14/8), o avião que a trouxe de São Paulo a fêmea de tamanduá-bandeira Kiara aterrissou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Havia um time esperando para garantir segurança e conforto no deslocamento dela até o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, onde viverá ao lado do macho Gumercindo. Por algum tempo, ficarão separados, até que a natureza faça a sua parte e ambos queiram dividir o mesmo recinto.
Kiara, 12 anos, e Gumercindo, 13, são tamanduás-bandeira, animais nativos do Brasil ameaçados de extinção. Ela nasceu no Zoológico Municipal de Catanduva, em São Paulo. Ele vive desde 2011 no Zoo de Sapucaia do Sul, que é administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Esta operação é uma importante estratégia para a conservação da espécie, conforme diretrizes do Plano de Ação Nacional para a Conservação, coordenado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).
“Todo o processo de transferência e recepção desse animal precisa de muita atenção e cuidado. A espécie está ameaçada de extinção, e o objetivo da união entre os tamanduás é a reprodução e, consequentemente, a conservação”, explica a madrinha do casal, ou melhor, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann. Ela garante que a equipe do Zoo está preparada para promover uma adaptação tranquila para Kiara.
Segundo a gestora do Parque Zoológico, Caroline Gomes, neste primeiro momento a dupla ficará separada por uma tela – mas em recintos lado a lado, com o objetivo de promover a aproximação.
Os tamanduás-bandeira, quando vivem na natureza, se alimentam basicamente de cupins e formigas. Sob os cuidados de humanos, também recebem uma papa com frutas, proteína e ração para suplementar a dieta.
Avião Solidário
Kiara viajou gratuitamente de São Paulo para Porto Alegre pelo programa Avião Solidário da Latam. O transporte aéreo evitou um deslocamento terrestre de mais de 1,2 mil quilômetros entre as duas instituições. Conforme a empresa responsável pela parte aérea do cortejo nupcial, com o transporte da prometida, chega a 51 o número de animais que viajaram gratuitamente no Brasil em 2023 pelo programa.