Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Alerta de temporais na região de São Leopoldo

Defesa Civil orienta a população sobre os cuidados necessários diante da previsão de chuvas fortes e ventos intensos entre sexta e segunda-feira

A Defesa Civil de São Leopoldo emitiu um alerta para a possibilidade de temporais na região entre a sexta e a segunda-feira, 1º e 4 de setembro. Segundo a Sala de Situação Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), há risco de temporais isolados e chuvas volumosas sobre o Estado, devido à atuação de uma área de baixa pressão e posterior formação de um ciclone sobre o mar.

Como se proteger dos temporais

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo pode ser comunicada por esses canais.

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Previsão do tempo

A previsão do tempo indica que as chuvas devem ser moderadas a fortes em boa parte do Rio Grande do Sul no decorrer do dia 1º de setembro. Na metade Oeste e Norte gaúcho, os acumulados podem chegar aos 50mm na região Noroeste. Além disso, nessas áreas há risco de temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento.

No sábado (2), as instabilidades continuam atuando sobre o Estado com risco de temporais e as chuvas seguem intensas nas Missões, Noroeste e Norte, podendo trazer transtornos associados aos elevados volumes que variam dos 50 aos 100mm.

No domingo (3), as instabilidades ganham força e há risco de tempestades com rajadas de vento e eventual queda de granizo na maioria das regiões gaúchas. Os maiores acumulados devem ocorrer entre o Centro e o Norte gaúcho, chegando de forma isolada aos 100mm.

A tendência é que as instabilidades e as chuvas sigam intensas durante a segunda-feira (04), com risco de tempo severo e volumes elevados sobre o território gaúcho.

Botão Voltar ao topo