Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Rio dos Sinos começa a baixar após atingir nível de alarme em São Leopoldo

A cidade do Vale do Sinos enfrentou uma situação crítica com a cheia do rio, que chegou a 5,16 metros nesta sexta-feira. A previsão é de melhora nas próximas horas.

São Leopoldo/RS – A população de São Leopoldo, no Vale do Sinos, viveu momentos de tensão com a elevação do nível do Rio dos Sinos, que chegou a 5,16 metros nesta sexta-feira (8), de acordo com a medição da régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) . Esse nível é considerado de alarme pelo Plano de Contingência para Inundações (Placon) , que prevê o atingimento de ruas e casas próximas ao rio.

Chuvas intensas causaram a cheia

A causa da cheia foi a chuva intensa que atingiu a região nos últimos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , a precipitação acumulada em São Leopoldo nos primeiros sete dias de setembro foi de 156,4 milímetros, o que representa 78% da média histórica para todo o mês. A maior parte dessa chuva ocorreu entre os dias 5 e 7, quando foram registrados 118,6 milímetros.

Rio dos Sinos deve baixar nas próximas horas

A boa notícia é que o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo segue estável em 5,16 metros desde as 10h desta sexta-feira, e a tendência é que as águas comecem a baixar nas próximas horas. Isso porque o nível do rio à montante, em Campo Bom, já apresenta declínio nas últimas horas, tendo baixado 16 centímetros desde ontem.

Plano de contingência orienta a população

O Plano de Contingência para Inundações (Placon) é um documento elaborado pela Defesa Civil Municipal que orienta a população sobre os procedimentos a serem adotados em caso de enchentes. O plano estabelece quatro níveis de situação, conforme o nível do rio: observação (3,50 metros), atenção/monitoramento intensivo (3,50 metros), alerta (4,30 metros) e alarme (5,10 metros).

O plano também indica os pontos críticos de alagamento na cidade, como a Rua da Praia e a Rua das Camélias, que começam a ser atingidas quando o rio chega a 4,50 metros. A Rua Alberto Ramos, na Feitoria/São Geraldo, é outra via que sofre com as inundações quando o rio alcança 5,10 metros.

Rio dos Sinos tem variações extremas de nível

O Rio dos Sinos é um dos principais rios do Rio Grande do Sul, e tem uma extensão de cerca de 190 quilômetros. Ele nasce na Serra Gaúcha e deságua na Lagoa dos Patos, passando por 32 municípios. O rio é responsável pelo abastecimento de água de mais de um milhão de pessoas.

O nível do Rio dos Sinos varia bastante ao longo do ano, dependendo das condições climáticas. O nível mais baixo registrado em São Leopoldo em 2023 foi de 0,29 metro no dia 14 de fevereiro. Já o nível mais alto registrado em São Leopoldo em 2023 foi de 6,18 metros no dia 19 de junho.

Botão Voltar ao topo